terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mais polêmico do que criativo | 49




Fazia algum tempo que eu não postava um comercial banido por ofender alguém ou alguma coisa. Bem, este filme da Bic ofendeu, no caso, a comunidade asiática que vive na América do Norte, e por isso foi duramente criticado no Canadá. Não gosto de ficar narrando o que acontece no vídeo, assistam e vejam o que acontece.

O título Bictator é uma espécie de homenagem ao filme 'O Grande Ditador', e mostra que coisas terríveis podem acontecer quando a caneta não é uma Bic - inclusive condenar um prisioneiro porque a caneta falhou. A criação é da agência Crispin Porter + Bogusk.

Muitos consumidores se incomodaram com o filme e o próprio anunciante achou melhor suspender a veiculação. Os espectadores consideraram o anúncio extremamente racista, insensível e de mau gosto, um deles chegou a escrever o seguinte email: "Dada a propensão de penas de morte em alguns países asiáticos a ideia da Bic de brincar com este tema é ultrajante."

Vale dizer também que esta não é a primeira vez Bic do Canadá retirou um anúncio do ar depois de receber vaias dos consumidores. De qualquer forma pediram desculpas através do Twitter e substituiram o comercial por outro qualquer. Pelo visto não querem encrenca com nenhum asiático.

Não vou repetir o que sempre digo nesses casos, só acho uma bobagem descomunal tirar o comercial do ar. Será que essa gente não tem nenhum senso de humor? O comercial é divertido e faz uma metáfora bobinha, sem querer menosprezar ninguém. Alguém aí concorda?

0 comentários: