quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os truques que ninguém percebe quando vai ao supermercado




A faculdade de Marketing ensina, e até hoje não encontrei uma pessoa que não achasse interessante o fato da padaria estar sempre no fundo do supermercado. Putz, é verdade, nunca tinha me tocado disso! - é o que sempre dizem. E o motivo é bem simples: se você só quer comprar um pãozinho, por que não obrigá-lo percorrer mais corredores para se lembrar também do pó de café?

O layout de um supermercado vai muito além de organizar as coisas com bom senso, ou seja, não colocar a água sanitária do lado do presunto. Hoje em dia a disposição dos produtos é mais que uma ferramenta de venda, virou uma estratégia importante de comunicação. O objetivo é maximizar o impulso de compra das pessoas, ou você acha mesmo que aquelas porcarias que ficam ao lado da fila do caixa estão ali por acaso? Que atire a primeira pedra quem nunca pescou um Sonho de Valsa enquanto esperava na fila.

O som também tem um papel fundamental, reparem que o música é sempre mais lenta quando o mercado está vazio, e o oposto quando está cheio. É bastante óbvio, mas quase ninguém percebe. Quanto mais tempo o consumidor passear pelas prateleiras, maiores as chances de lembrá-lo do que está faltando em casa (ou até do que não está faltando). Em contrapartida, com o mercado cheio a música te diz: bora logo com isso meu filho! Mas isso é muito subjetivo, é claro que se você estiver com pressa não tem Johann Sebastian Bach que diminua o seu passo.

E foi pensando nisso tudo que a revista Galileu produziu este vídeo contando alguns desses "truques" presentes em qualquer supermercado. A compra casada, produtos certos na altura dos olhos das crianças, enfim, tá tudo pincelado aí.

17 comentários:

Beth Muniz disse...

Olá,
Eu já havia percebido algo parecido. Agora, a confirmação.
Gostei. Ficarei mais atenta.
Te seguindo aqui e ni diHITT.
Valeu.
Um abraço.

lojados10.com disse...

Muito legal. Já fui no supermercado tantas vezes e nunca percebi essas jogadas de marketing. Agora vou ficar mais atenta a essas coisas. É sempre bom saber como tudo isso funciona. Faz o cérebro da gente trabalhar mais.

Alfeu Gomes disse...

Olá,
Eu sempre fui meio velhaco,não levo meus filhos ao supermercado porque sempre virá supérfluos nas compras e realmente sempre que a gente fala que vai comprar algo acaba trazendo muito mais coisas de que necessitava.

Anônimo disse...

O Segredo para economizar nas compras é encher o carrinho de Bombril, isso mesmo, pegue varios pacotes e encha o carrinho....Bombril é barato alem de dar um volume, parece q vc fez aquela puta compra,,,,, ahhh e claro, lugar de mulher eh no tanque e nao devem ir junto. Caso leve as crianças, deixem-as no carro. Fala q nao vai demorar.... Segredo da economia.

Hannah disse...

Aquelas estantes com biscoitos, chocolates, que ficam no corredor, geralmente, estreito das filas únicas são perfeitas para fisgar o consumidor a pegar uma "besteirinha" de última hora. Bom, sou formada em Publicidade e já conhecia tais truques. É até a música é estudada! Gostei muito do seu blog!

Gean Machado disse...

Mais um truque de Marketing

Anônimo disse...

Esse vídeo é patrocinado pela Unilever, né? Só tem produto dessa empresa no vídeo.

Marcelo disse...

Que interessante.

Está à procura de Empregos e Estágios em Minas Gerais ?
Então não perca tempo e visite o meu blog http://maisempregosmg.blogspot.com.br

Anônimo disse...

é quase uma psicologia de marketing.

Canal E! disse...

parabéns pelo site seu material é muito bom, se possível veja o meu blog: http://canalevariedades.blogspot.com.br/2012/09/curiosidades-sobre-tragedia-110901.html

Anônimo disse...

Perceberam que nos supermercados assim como nos Shopings não tem bebedouro? Lógico: vc tem que comprar algo para beber!!

Mozaicos disse...

Muito interessante. Minha esposa mesmo sempre coisas a mais do que colocamos na lista.

Sorteio de um Mosaico Personalizado Gigante 120x90cm.
Veja as fotos. Só curtir e participar: http://migre.me/azHug

Anônimo disse...

vá no supermercado após o almoço!!!

Anônimo disse...

e, precebam vcs q do mesmo jeito q é usado o marketing dentro de um mero supermercado, também somos tapeados em outro setor:a Política!( como já dizia um grande pensador: o q seria dos sabidos se não fosse os otários!).

Bruna Assis disse...

Isso funciona muito bem comigo kkkkk sempre q vou no mercado acabo levando mais uma coisa q não precisava

Agencia emarket disse...

Parabéns, além de seu blog ser muito bom o posto foi muito criativo.

O CARA disse...

O segredo é simples: vá com lista de compras.
Não há música que te segure, nem organização que te atrapalhe. A lista é sua salvação.
Com ela você economiza na compra - comprando só o que pode e o que deve - e economiza na saúde: colocar no papel tudo o que você come em casa é uma boa dica de "se toque".