sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nova identidade visual da Batavo

A Batavo, assim como tantas outras grandes marcas com mais de meio século de vida, jamais deveria inventar moda com seu logotipo. Simples assim. Basta não fazer nada e preservar a maldita tradição. Mas, em vez disso, preferem "modernizar" a identidade visual e acabam cagando com tudo. 

Por Deus, a Batavo tem 70 anos, sempre se orgulhou de sua tradição e de fazer parte da vida dos brasileiros. Não entendo por que cargas d'água fizeram essa lambança com o seu maior patrimônio. Convenhamos, para quem tem Nestlé e Danone como concorrentes, não podem se dar ao luxo de perderem o prumo da coisa.

Até onde me informei, e normalmente não vou muito longe nas minhas fontes de informação, levaram aproximadamente um ano e meio de estudos para reposicionar a marca. Vocês sabem o que significa ficar 18 meses lambendo uma ideia?

Pois é, a holandesa carismática do logo antigo ganhou contornos mais distintos, lábios mais carnudos, sobrancelhas mais finais, e se bobear, até colocaram alguns mililitros de silicone nos seios. Francamente, não sei que diabo de defesa arrumaram para dar essa turbinada na coitada da moça. Devem ter se inspirado em alguma panicat, talvez.

E para finalizar a minha análise altamente crítica e mal humorada, registro aqui que não gostei da tipologia, não gostei do slogan, do tom de azul, do degradê e também não gostei do novo nariz. E tenho dito!

5 comentários:

Anônimo disse...

Faz melhor.

Ismael disse...

Cara, o Anônimo não entendeu!
Não precisa fazer melhor! Estava melhor!
Sem palavras para a m* que fizeram com uma logo tão boa quanto era a da Batavo.

Abs

Cassio Conde disse...

Sem dúvidas, um dos piores reposicionamento de marca que já vi.

Ficou tudo péssimo!

Bruno Varandas disse...

Regrediram. Sinceramente, ficou péssima em relação a anterior. Mas eu salvo o slogan.

Maurício Rocha - Designer Gráfico disse...

Escangalharam com a marca.

mauriciorochadesigner.blogspot.com