terça-feira, 24 de abril de 2012

Empresa cria aplicativo que controla os sonhos

http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/files/2012/04/Dream_ON.jpg

Pra tudo na vida existe um maldito aplicativo. A frase, que está se tornando cada vez mais literal, passou a ter ainda mais sentido depois que lançaram um app que estimula os sonhos. Você não leu errado, aquilo que os produtores dos Jetsons suspeitavam desde o princípio já é real - procurem no Youtube, não achei, mas tem um episódio onde o Elroy escolhe o que quer sonhar. Quem achar, peço por obséquio que cole o link nos comentários. 

Mas como ia postando, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos da Inglaterra lançou o Dream:ON, um aplicativo para iPhone que faz com que seus usuários sonhem. Ok, "Sonho: ligado" não é um nome tão criativo quanto Morpheus ou Sandman.

O esquema é bem simples: o usuário seleciona o botão “start” e escolhe a hora e o alarme com que gostaria de acordar. A diferença é que, uma vez posto ao lado da cama, o aplicativo passa a medir seus movimentos e, quando você alcança o REM (estado imóvel de sono em que os sonhos se iniciam), começa a tocar uma trilha que estimula o subconsciente a produzir o tipo de sonho que você gostaria de ter. 

Vale ressaltar que o app é gratuito, o que se pede aos usuários que baixam o aplicativo é que enviem informações sobre seus sonhos para uma base de dados para serem analisadas por especialistas. Outra opção, menos científica, é marcar amigos que tenham participado dos sonhos com tags no Facebook.

Essa é para quem acha que a tecnologia já influencia demais a vida das pessoas. E se você pensar bem e for fascinado por Matrix como eu, esse pode ser o primeiro passo que as máquinas estão dando para a construção da IA. Em breve seremos escravizados em um prisão que não podemos sentir, tocar ou cheirar - uma prisão para as nossas mentes.

Mas o que eu mais gostei mesmo é que pela primeira vez o slogan "Transformando sonhos em realidade" não poderá ser usado. Agora só falta inventarem algo para que "Tradição e qualidade" também perca o sentido.

:: Vi no sempre excelente blog Superinteressante

1 comentários:

Linkicha disse...

Linkicha - Agregando ótimos links e amenizando o seu tédio: www.linkicha.com.br