sábado, 24 de março de 2012

Brand Entertainment e Transmídia - Da TV ao tablet, um novo meio de trabalhar as marcas



(8h15) - A primeira pergunta do curso foi: Quem é Kony? Uma rápida pesquisa no Google para descobrir quem diabo era Kony. Achei, era "só" mais um guerrilheiro sanguinário - um Hitler 2.0. No começo, aquilo não fez sentido algum. Pelo amor de Deus, estamos num curso de "Transmídia", pra que eu precisaria saber quem é Joseph Kony?

Depois desse vídeo, tudo mudou.



O maior de todos os virais, 100 milhões de acessos em 3 dias. O mundo inteiro envolvido na mesma causa. Um fenômeno sem precedentes. Sem contar que estamos falando do melhor case de fundo colaborativo que a grande rede já viu, arrecadando 8 milhões de dólares em 72 horas - tudo trabalhado através da emoção das pessoas. Neste link tem uma resenha que o Nizan Guanaes escreveu para a Folha, vale a lida. Depois, aflorou o lado racional das pessoas, e a coisa inteira foi colocada em cheque. Tudo em larga escala. Procurem no Youtube uma matéria do Fantástico sobre o assunto.

O que é "transmídia"?

É a capacidade de contar histórias. Esqueça - até certo ponto - filmes publicitários, anúncios estáticos, a tal, velha mídia sem interatividade com um mundo acelerado e faminto por informação fresca. A nova comunicação exige que a história seja contada com mais detalhes.

0 comentários: