quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nada se cria | 166

O Clube de Criação de São Paulo chamou isso de trombada criativa. Trombada criativa?! Escrevo esta categoria de propagandas parecidas há sabe-se lá quantos anos, e nesse amontoado de posts, preciso pesquisar sobre as peças, ler os artigos e fuçar em tudo o que é anuário. E garanto que em momento algum li ou ouvi este estranho termo "trombada criativa". Não acredito nisso, nas trombadas, mesmo depois de ler a declaração dos criativos brasileiros, que afirmaram também estarem surpreendidos com a semelhança entre os trabalhos, que só viram o filme australiano depois de terem finalizado a criação, e que jamais houve qualquer contato entre as agências. Para eles, é coincidência pura.

Como os dois filmes foram ao ar praticamente ao mesmo tempo, é difícil dizer quem copiou quem. Mais difícil ainda é acreditar na hipótese de que as duas agências receberam briefings muito parecidos da Vokswagen, e por isso a cria tenha sido tão idêntica. É difícil de acreditar em um monte de coisa nesse mundão veio da propaganda. A única coisa em que eu acredito de verdade é que o Corinthians nunca vai ganhar uma Libertadores. (o:

Tiguan | Volkswagen
Agência: DDB Sidney
País: Austrália
Ano: 2011

Novo Tiguan | Volkswagen
Agência: AlmapBBDO
País: Brasil
Ano: 2011

2 comentários:

Álvaro disse...

Deviam chupar o preço do carro por aqui também. 32k dólares australianos nao seria má ideia.

hgaspio disse...

Aqui acontece a mesma 'trombada criativa' http://t.co/WmgAVqky http://t.co/nTNZHbii