quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo logo da Heineken

Mais uma modernização de logo aqui no blog - é a segunda da semana. E a bola da vez é a Henekein, aquela cerveja amarga que carrega uma legião de fãs por onde passa.

Realizada pela agência holandesa de branding e design VBAT, o novo logotipo mantêm praticamente as mesmas características do anterior, só deu uma estilizada na estrela, trocou a fonte e mandou uma caixa alta. A propósito, você sabe a razão da terminologia "caixa alta"? Pesquise, você vai gostar. Descobri a origem quando comecei nesse negócio de publicidade, por volta de 1993, quando era aprendiz de chapista em uma gráfica pequena do interior. Sim, já fui chapista. Qual é a graça? Fazia meus layouts com aquelas letrinhas de chumbo e terminava o dia fedendo querosene. Vivia fazendo pastel, confesso. E o impressor vivia reclamando que minhas chapas choviam. Santo Deus! Isso já faz muito tempo, a seleção brasileira só tinha três estrelas na camisa.

Mas como ia dizendo sobre o logo da cervejaria neerlandesa, se você procurar detalhezinhos vai ver um significado mais refinado aqui, outro ali - essas coisas que só os criadores valorizam. Nesses casos, tento ver a coisa toda como mero consumidor. Gosto das reformulações em  que você bate o olho e pensa: agora sim! Quando bati o olho nessa nova logo, pensei muitas coisas, menos "agora sim!". Nota 7 e não se fala mais nisso.

1 comentários:

Eduardo Lemon disse...

Não gostei, mas já estava na hora de deixar a marca mais moderna, já que suas ações a posicionam assim.