segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nada se cria | 162

(Psionante!) - Grande dica do futuro publicitário Adib Junior, do blog PubliciCar, para mais uma edição do nosso sempre polêmico e irreverente Nada se cria. A coincidência entre os três vídeos é incrivelmente assustadora, isso se estivermos mesmo falando de meras coincidências - acho difícil, muito difícil. Se você prestar bastante atenção às datas de veiculação de cada filme, pode até imaginar que estamos lindando aqui com alguma espécie de espionagem industrial. Saca Kim Philby?


Mitsubishi I-Miev Electric
Agência: -
País: França
Data: Março de 2011




Nissan Leaf Electric Car
Agência: TBWA
País: Estados Unidos
Data: Maio de 2011




Renault ZE Electric Car
Agência: Publicis Conseil
País: França
Data: Maio de 2011

Fonte: PubliciCar

4 comentários:

@alxsantos disse...

Pra mim isso tá mais para aliança industrial do que espionagem.

Sei lá....

Edson Caldas Jr. disse...

Opa!

parabéns pelo blog e pelo conteúdo.

Vim até aqui porque fiz o um post do mesmo assunto, e acabei recebendo um comentário dizendo que a Nissan e a Renault são aliadas. No meu post mesmo, eu cito eles como concorrentes, mas depois fiz uma busca e eles realmente são aliados.

Sei que ambos os vídeos são de agências diferentes (Nissan e Renault) Estou procurando saber se isso pode ter sido combinado entre as agências por exigência da comunicação deles ou realmente foi plágio.

Agora, mesmo que combinado entre as agências da Nissan e Renault, uma coisa é fato, as duas buscaram fortes referencias - pra não dizer que foi copiado - no vídeo da Mitsubishi.

Mais uma vez, parabéns pelo blog.
Segue o link do post no Joga o Job, quando tiver um tempinho dá uma passada lá:

http://www.jogaojob.com.br/2011/06/nissan-leaf-e-renault-ze-copia-ou.html

Equipe PubliciCar disse...

E ai Pessoal,

Realmente há uma aliança entre as marcas Nissan e Renault, mas que não justifica a criação de comerciais idênticos. Além disso, devemos levar em consideração que cada marca possui uma gestão e responsáveis por cada área que acredito eu, não deve haver interferências entre elas. De qualquer maneira, ainda temos a Mitsubishi para esquentar a polêmica.

Muito bacana a referência ai Luciano. Grande Abraço.

Anônimo disse...

olá,eu sou estudante de pp na pucpr,e a diretora de comunicação/marketing da renault na frança veio dar uma palestra,e acabou comentando a esse ocorrido...
segundo ela,desconfia-se q algum freela vendeu a mesma ideia pra todas as envolvidas,mas ela nao confirma isso por q é só uma especulação..

abrass