sábado, 2 de outubro de 2010

Leitura recomendada | Criação visual e multimídia

A criação publicitária está se tornando sistematicamente mais complexa ao longo dos anos. Os públicos estão cada vez mais segmentados. Ser exclusivo está deixando de ser um diferencial. Meras sacadas criativas não fazem mais um grande publicitário. E então eu pergunto: onde você está se encaixando nessa nova realidade?

Criação visual e multimídia é uma ótima resposta para as constantes perguntas que desafiam o profissional de propaganda moderno. Da escola de Gestalt ao design gráfico, o livro aborda teorias que o ajudarão a encontrar o caminho. As pessoas que criam publicidade precisam sair de suas próprias cabeças, abandonar sua consciência do dia a dia para entrar em contato com uma mente inconsciente. Assim como a poesia, a arte e a música a grande publicidade jorra do inconsciente.

Chegamos em um estágio onde não se permite mais criar sem propósito. Não é criar livremente e de qualquer maneira. É criar sabendo que existe um objetivo muito bem definido - as grandes ideias devem ser embasadas em pesquisas. Está comprovado que recebemos aproximadamente 3.000 mensagens de comunicação por dia, sendo que conseguimos reconhecer 80 delas, e retemos apenas 12. Por isso, o livro lembra que na briga pela percepção, o desequilíbrio do produto criativo começa a acontecer.

Além de
João Vicente Cegato Bertomeu, outros professores e profissionais da área tratam de assuntos que provocam reflexão no leitor. Destaco o capítulo de Patrícia Fonseca, que fala sobre Arte e Imagem, onde as pessoas - imersas em tanta informação - tornam-se cegas, analfabetas visuais incapazes de perceber imagens além daquelas que são divulgadas e consagradas pela mídia. As pessoas estão sendo educadas visualmente há mais de dois mil anos, e o padrão de beleza ainda é aquele estabelecido pelos escultores gregos. Em outras palavras: temos preguiça de enxergar, preferimos olhar as imagens que nos são jogadas por meio da TV, revistas e sites.

Em outro capítulo,
Filipe Salles cita Platão para explicar a existência de dois tipos de imagem: uma objetiva, detectada por nossos sentidos da consciência, e outra subjetiva, advinda de uma ideia, de um pensamento. Já Paulo Cezar Barbosa Mello - mestre em Estética e História da Arte - lembra que a Internet se compara - em grau de importância para a humanidade - à Revolução Industrial. A diferença é que a Internet continua, assustadoramente, em evolução.
::
CRIAÇÃO VISUAL E MULTIMÍDIA

Autor: João Vicente Cegato Bertomeu
Categoria: Marketing e Comunicação
Editora: Cengage Learning
Blog da editora
152 Páginas

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
:: Clique aqui para comprar

13 comentários:

Italo Castro disse...

Adoro esse blog, as dicas de leitura são sempre muito boas, e uma coisa inusitada que também curto bastante são as dicas de filmes... muito bom!

Passado Brasileiro disse...

Ola... Gostaria de saber o que é preciso para fazer uma parceria de links com o seu site?!
Meu site: www.passadobrasileiro.com.br
Meu e-mail: passadobrasileiro@passadobrasileiro.com.br
Aguardo um retorno e agradecido pela sua atenção!

Thaíse Cavalcante disse...

Eu quero \o/ ( o livro ) Marketing Pessoal!

Carol disse...

Goataria de ganhar o livro Marketing Pessoal.
Adoro o seu site, acompanho todos os dias.
Caroline

Alana Paganucci disse...

me divirto com o blog, sempre com ideias maravilhosas e comentários divertidíssimos. sou estudante de publicidade e pra mim as dicas de leitura são sempre muito importantes.
estão de parabéns!

Anônimo disse...

Adoro o blog do Marino sou viciada as leituras recomendadas dele, seguidora de twitter, comunidade, orkut.
Marino já virou vicio, Gostaria de ser sortiada!!!!!!
Quero esse livro !!!
MAYRA ALVES- RECIFE/PE

Lays Magri disse...

Assim como eu, todo publicitário deveria ler este livro de Criação. Gostei da resenha e ele já esta na minha listinha básica de livros que vou adquirindo aos poucos... rs

Cris disse...

Olá!!!
Conheci seu blog hj...e adorei! Á partir de agora pretendo passar sempre por aqui! Estou cursando o primeiro ano de Publicidade e acredito que este espaço irá me ajudar muito.
Parabéns e sucesso!!!

Beijos

Cris

Hanngar Comunicação disse...

Muito bom o blog. Quero ganha o livro Marketing Pessoal. Parabéns pelos conteúdos do blog "show de bola".
Victor

Lucas jean disse...

Opa o blog já era nota dez agora nem sei dizer, parabéns ao pessoal do blog! enfim como todos aqui eu também quero o livro.
Desejo sorte a mim.

Kátia Pacheco disse...

Adoroo esse blog e adorooo a palavra PROMOÇÃO...hahaha...eu queroooooo ganhar o livro !!!!

Everton disse...

Ótimo blog, e muito boa dica de leitura.

Maisa S. M. disse...

Hummm, gostei dessa leitura recomendada!

Concordo totalmente quando diz que "Ser exclusivo está deixando de ser um diferencial"... interessante!

Maisa Medeiros
maisam@hotmail.com