sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mais polêmico do que criativo | 37

A ASA - Advertising Standards Authority - atacou mais uma vez e proibiu a veiculação de mais um anúncio publicitário na Grã-Bretanha. Dessa vez, a peça que gerou toda a polêmica foi esta da marca de sorvete italiano Antonio Federici. O anúncio mostra uma modelo grávida, vestida de freira, saboreando o sorvete em uma igreja com os dizeres: "Concebido imaculadamente" em referência ao dogma cristão da concepção de Jesus e "Sorvete é a nossa religião".

A discussão aqui no blog já é antiga, enquanto alguns sentem-se ofendidos, outros nem percebem direito. O fato é que o órgão regulador considerou que o anúncio desrespeitou as crenças cristãs, principalmente de católicos. O resultado foi a substituição imediata da propaganda. Vale destacar ainda que essa não é a primeira aparição da marca aqui na nossa categoria, em Julho de 2009 falei de outras peças dessa mesma campanha. (Reveja aqui)

O anunciante ainda tentou se defender, destacando o baixo número de rejeição - apenas 10 pessoas reclamaram. Afirmou ainda que o objetivo do anúncio era questionar, buscando usar a sátira. Segundo a empresa, a Igreja Católica mantém uma postura hipócrita perante as questões sociais. E você, concorda?

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

0 comentários: