terça-feira, 21 de setembro de 2010

Leitura recomendada | Marketing Pessoal

Escrevo esta resenha imediatamente após terminar de ler o livro Marketing Pessoal, da conceituada professora Dorene Ciletti. O motivo da pressa é simples: não trata-se apenas de um livro, e sim de uma pérola rara do marketing de relacionamento. Por isso, confesso que não consegui esperar para compartilhar – já que eu havia planejado postar só amanhã. Mas antes de falar do livro, quero dizer uma outra coisinha.

Quando iniciei esta categoria de posts – o Leitura recomendada -, optei pela editora Cengage Learning por alguns bons motivos. Um deles é o fato de se tratar de uma referência na área, o outro é pelo seu grande crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos. Já neste 5º título, vejo que a decisão foi acertada e as sugestões de leituras estão seguindo um excelente padrão de qualidade.

Pois bem, nas pouco mais de 300 páginas deste belíssimo trabalho de Dorene Ciletti, o leitor entende com enorme clareza o poder de um marketing pessoal benfeito. "Você não é uma caixa de sabão em pó ou o serviço de TV a cabo local, mas tenha certeza que precisar se vender conforme for se movimentando no mercado de trabalho e em outras oportunidades." Você precisa saber se vender, e para isso, você precisa se conhecer, precisa de autoconhecimento. Se você não faz uma “venda” durante uma entrevista, você não obtém um emprego.

Dentro de uma didática impecável, Ciletti leva o leitor à reflexões profundas, que o desafia a repensar cada detalhe do cotidiano corporativo. O livro destaca a gigantesca importância da primeira impressão, de uma boa rede de relacionamentos e da sua linguagem corporal. Voltado tanto para estudantes atrás de experiência no mundo dos negócios quanto para pessoas buscam mapear um caminho para o sucesso de suas carreiras, Marketing Pessoal o convida a pensar criticamente. O livro lembra que jamais devemos subestimar o poder que nossas atitudes podem provocar nas pessoas à nossa volta.

Marketing Pessoal não é uma receita de bolo, onde o leitor encontra um punhado de regras de etiqueta do que pode ou não fazer na estação de trabalho. O livro vai além, muito além. Por exemplo: você já se concentrou numa conversa consigo mesmo? Já percebeu como isso pode motivá-lo? Como isso pode fazer lembrá-lo dos seus pontos fortes? Quando você trabalha na construção de sua autoestima, está trabalhando para o seu próprio futuro. Pense nisso. Pense nisso, de verdade.
::
MARKETING PESSOAL
Autora:
Dorene Ciletti
Categoria:
Marketing e Comunicação
Editora: Cengage Learning
Blog da editora
332 Páginas

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
:: Clique aqui para comprar
Image and video hosting by TinyPic

5 comentários:

DuDu disse...

Realmente parece ser um livro muito bom, sou estudante de publicidade, estou no primeiro ano ainda, tenho muito o que aprender, e aposto que livros como esse podem me ajudar muito na minha busca profissional

disse...

mais um exemplo de que peixe não morre pela barriga e sim, pelos olhos. Como dizem os olhos é uma porta aberta para muitas coisas xD.

Fábio Reis disse...

Além de não ser do ramo de Marketing cada vez mais me sinto inclinado ao mesmo.
E hoje considero o marketing como uma escola universal para os negócios e vida profissional.
O marketing pessoal é essencial no dia a dia, no trabalho e para conseguimos novos horizontes.

Natália Gudin disse...

O livro deve ser ótimo! Pretendo ganhar (tomara que a sorte esteja a meu favor) ;D Hoje, sem o marketing pessoal não vamos pra frente, e ele é mais uma das várias ferramentas existentes para crescermos no mercado!

Gutt disse...

Jogando com a sorte, estudante de Publicidade, aprendiz de blogueiro e curioso.
Quero ganhar o livro \o/