quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Leitura recomendada | Estratégias semióticas da publicidade

O segundo livro que se junta à nossa galeria é Estratégias semióticas da publicidade, e como o próprio nome já diz, trata de estudos dos signos, sinais e símbolos na sociedade. A obra de Lucia Santaella e Winfried Nöth nos mostra como a linguagem publicitária é prenhe de subsentidos, e como um anúncio publicitário pode acionar camadas de subsentidos que penetram em níveis abaixo da consciência do consumidor.

E por que fica cada dia mais importante dispor de estratégias semióticas? Simples, porque a explosão dos mercados culturais e a expansão de acesso aos bens simbólicos para as mais diversas classes e estratos econômicos têm embaraçado a definição clara dos perfis de consumidores e dos segmentos de mercado, assim como a tipificação de estilos de vida e de padrões de consumo. Em outras palavras, a forma de se fazer propaganda que nós vimos conhecemos, está deixando de existir. "Trata-se agora muito mais de criar produtos de comunicação do que comunicação de produtos".

Três marcas são estudadas pelos autores: Itaú, Guaraná Antárctica e Marlboro. Este último, explica detalhadamente porque a marca permanece viva mesmo com todas as limitações impostas a suas campanhas publicitárias. "É a narrativa de um herói solitário em uma luta bem-sucedida contra as forças da natureza, seja ele um cowboy laçador que prova seu domínio sobre um rebanho de gado selvagem ou o corajoso aventureiro que alcança margens exóticas em seu barco primitivo". Hoje, basta um traço, um fragmento de imagem, e a marca Marlboro já se faz presente. No livro, você entende as razões que levaram à criação desse mito.

Uma última análise trata da intermedialidade paragonal entre arte e publicidade, e por que a rivalidade das duas mídias pelo reconhecimento de seus signos não está de modo algum encerrada. Uma das passagens que mais me chamou a atenção diz o seguinte: "perguntas não afirmam nada, mas podem conter pressuposições." Você está sabendo fazer as perguntas certas?
Itálico::
ESTRATÉGIAS SEMIÓTICAS DA PUBLICIDADE

Autores: Lucia Santaella e Winfried Nöth
Categoria: Marketing e Comunicação
Editora: Cengage Learning
Blog da editora
312 Páginas

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1 comentários:

Bárbara disse...

Lucia Santaella sempre é uma otima referência em qndo se fala em semiotica e teorias da comunicação. As sugestões dacategoria leitura recomendada são sempre boas e coerentes :D