quinta-feira, 4 de março de 2010

Propagandas que embalaram minha infância: Bardahl

Veja você que maravilha de comercial estou postando aqui, na nossa categoria de propagandas antigas. Certamente você se lembra do Detetive Bradahl e a temida Motor Gang, que fizeram história na publicidade brasileira. Mas antes de relembrar o vídeo mais famoso da épica campanha em live-action/animação no melhor estilo Roger Rabbit, vale a pena falar um pouco da trajetória dessa marca de óleos lubrificantes e aditivos.

Fundada em 1939 por um imigrante que chegou aos Estados Unidos com apenas 20 dólares no bolso, a Bardahl cresceu rapidamente e há muito tempo é líder absoluta de mercado, atuando em mais de 75 país, entre eles o Brasil. Por aqui, a empresa do norueguês Ole Bardahl chegou em 1954, mas foi nos anos 90 que sua propaganda conquistou definitivamente a simpatia dos brasileiros.

Com o excelente slogan “Tudo anda bem com Bardahl”, os personagens em desenhos animados Motor Killer, Crazy Water, Drag Car, Kid Smoke e Bad Oil compunham a tal Motor Gang. Mas a turma do mau jamais era pária para o Detetive Bradahl - em carne e osso -, que sempre vinha com a criptonita dos vilões. O filme abaixo - que não sei precisar a data que foi ao ar, muito menos a agência que o criou - é o mais popular de todos.

É interessante notar também que esse recurso de animação não progrediu muito de lá para cá, eu sempre pensava que viria muita coisa depois de Space Jam, mas não. Toy Story era mais legal. Que bom que houve tempo suficiente para que um comercial se aproveitasse da técnica, cravando sua marca na história da nosso publicidade.


Fonte: Mundo Das Marcas

Free Image Hosting

0 comentários: