segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais polêmico do que criativo | 32

Domingo a noite, depois de ver meu time levar um gol contra no último minuto de um jogo emocionante contra o seu maior rival, eu me encontrava todo largado no sofá da minha casa com o controle remoto na mão assistindo ao Fantástico. E enquanto pensava numa boa estratégia de defesa para enfrentar a turma do escritório, via o competente Tadeu Schmidt apresentar o quadro "Detetive Virtual". Foi então que eu comecei a me animar, sabendo que teria um bom assunto para o post da segunda-feira.

O comercial abaixo foi analisado pela equipe do programa dominical para confirmar se tratava-se ou não de um fake. A dúvida surgira devido ao alto teor discriminatório do filme, que fazia uma clara analogia ao turismo sexual em nosso país. Não vou explicar o vídeo, você mesmo pode conferir a historinha do casal que recebe uma inesperada visita durante o jantar. Quero apenas adicionar mais essa propaganda na nossa seleta categoria de comerciais que se destacam mais pela polêmica do que pela criatividade propriamente dita.

Depois de comprovada a veracidade do filme, a agência israelense responsável pela criação já havia retirado o comercial do ar - evitando comentar o ocorrido. Bem, todo bom publicitário sabe que esse tipo de episódio raramente é dotado de toda essa inocência, ou do famoso "eu não tive intenção". Quando uma agência de publicidade assume que não esperava agredir algum grupo com sua propaganda, ela está assumindo - de forma bem sutil - que não tem competência de entender do seu negócio.




Free Image Hosting

2 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, realmente depois de ver seu time perde para seu maior RIVAL(TIMÃO), teria que descrever sobre publicidade. Te dou maior Força. abrs. Diogo

Fábio Senna disse...

Eu ainda não vejo discriminação nesse comercial.

A mídia sensacionalista e sem pauta do Brasil colocou isso como o fim do mundo e em caixa alta COMERCIAL QUE DENIGRE A IMAGEM DA MULHER BRASILEIRA.

Sinceramente. Eu quase vomitei quando ouvi isso. Um comercial que denigre a imagem da mulher brasileira...

Mas pra ser politicamente correto, NÃO, esse comercial é uma podrião terrível, onde já se viu satirizar dessa maneira as mulheres do nosso país? Afinal, as mulheres frutas nem são daqui do Brasil, ora bolas!

Sendo polêmico. Bacana, achei muito criativa e bem humorada o comercial. Não vi nada de mais.