terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Propagandas que embalaram minha infância: Índios da Philco

No ar, um grande comercial das antigas que eu precisei recorrer ao pré-consciente para me recordar. Veiculado em 1995 pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, o filme abaixo da Philco divulga uma bela novidade da época: o Duetto - que nada mais era do que um aparelho de televisão com videocassete embutido. Hoje, o produto é completamente obsoleto, mas me lembro muito bem que a ideia soou como uma pequena revolução. O comercial não poderia deixar de transmitir essa sensação.

Com a direção de criação de Fabio Fernandes, o filme reproduz um curioso diálogo entre dois índios - o pequeno 14 e o grande 20 - referência aos dois tamanhos de televisores na época: 14 e 20 polegadas. Lembro também como bordão pegou, e o comercial sempre rendia boas gargalhadas quando era veiculado. A estratégia era bem clara: criar vínculo emocional com a marca. Logo na sequência a agência mandou ao ar o segundo filme com uma proposta muito parecida, e as formiguinhas voadoras da Philco ganharam a boca do povo (já publicado aqui).

A propaganda que marcou história também tinha um papel importante naquele momento da Philco, era uma empresa que vinha sofrendo diversas mudanças em seu controle acionário e ainda era associada às Rádios AM/FM e aos televisores em preto e branco. Sem contar que a marca tinha uma gigante como principal concorrente, a Philips. Alguns dizem que o tipo de apelo usado nesse comercial foi exatamente pensado para debochar da Philips, que vendia uma tecnologia muito mais avançada.

Sem dúvidas, o comercial se transformou em uma referência para a época, ajudou a compor um posicionamento de sucesso que ecoa até hoje. Acredito que muitos, como eu, devem se lembrar com prazer desse vídeo. Outros, como eu, devem até ter decorado o comercial para reproduzir as falas no intervalo da escola. São peculiariedades que só a publicidade faz por você.



Free Image Hosting

1 comentários:

ismael disse...

Cara esse comercial era ótimo e tinha uma assinatura genial.
Lembro vagamente de um outro do mesmo produto...onde um personagem saltava dentro da tela, fazendo o televisor pular até cair o videocassete que estava em cima dela! Lembra disso?