terça-feira, 10 de novembro de 2009

Filme com publicitário: Intriga Internacional

E assim como em “Kramer vs. Kramer”, o filme com publicitário da vez refere-se a um publicitário das antigas – e dessa vez fomos longe, 1959. Desenvolvendo suas ideias em Nova York, Roger Thornhill (Cary Grant), é confundido com agente do governo norte-americano, envolvido em assassinato, e passa a viver uma perigosa perseguição até provar sua inocência. E para melhorar, a direção é de nada mais nada menos que Alfred Hitchcock, o eterno mestre do suspense.

O filme é uma sequência de desventuras de Roger, que agrada do 1º ao 136º minuto. A cena em que ele é caçado por um avião é completamente fantástica – guardada as devidas proporções, é claro. O final ainda reserva uma daquelas perseguições angustiantes que fazem o filme valer a pena. Falando nisso, o final é 100% excelente, com o Monte Rushmore (aquela montanha com os rostos de quatro presidentes dos Estados Unidos) como pano de fundo.

Como li em uma crítica, a marca principal de "Intriga Internacional" é a forma como Hitchcock desenvolve o nível de tensão, num filme repleto de emoção e reviravoltas. O grande mestre trabalha como um verdadeiro arquiteto: cada cena, cada diálogo é muito bem estudado, antes de ter a versão final.

Refinado, inocente, bem-sucedido e esperto, o publicitário é claramente um tipo diferenciado. Logo no princípio do filme ele diz: “No mundo da publicidade não existe mentira, apenas exagero.” De qualquer forma, é curioso analisar a vida de um publicitário que precisava recorrer ao telegrama de vez em quando. E a passagem que mais chama a atenção, sem dúvidas, é quando Eve Kendall (Eva Marie Saint), diz a Roger: “É muito esperto com as palavras, pode provavelmente fazer com elas o que bem entender. Vender às pessoas coisas que elas não precisam, fazer com que uma mulher que não o conheça se apaixone por si.” E ele responde: “Estou começando a achar que sou mal pago.” A guerra é um inferno, mesmo quando é fria.

Elenco:
Cary Grant Roger O. Thornhill
Eva Marie Saint Eve Kendall
James Mason Phillip Vandamm
Jessie Royce Landis Clara Thornhill
Leo G. Carroll The Professor
Josephine Hutchinson Mrs. Townsend
Philip Ober Lester Townsend
Martin Landau Leonard

Título original: North By Northwest
Direção: Alfred Hitchcock
Gênero: Suspense
Origem: Estados Unidos
Ano: 1959
Duração: 136 minutos
Estúdio: MGM
Trailer: clique aqui
Site: -

:: Nota do blogueiro: 9.3
Por quê?
Por Deus! Estamos falando de um dos melhores filmes do diretor inglês. E mesmo que o profissional de publicidade em questão esteja a anos-luz do que conhecemos hoje, “Intriga Internacional” é uma obra de arte que merece todos, eu disse todos, os nossos créditos. Simplesmente assista, é hipnotizante.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá... Louco nao Publicitário, ja assisti a este filme, posso dizer que gostei... mas aquele figurino usado pelo "ator" do filme não tem nada haver com "publicitário" ne? além de usar TERNO o mesmo ainda era CINZA, kkkkkkk, ninguém merece...

Zeca