quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Propagandas que embalaram minha infância: Caldo Maggi

E para dar continuidade à nossa super série de sucesso, vamos a mais uma propaganda que embalou minha infância. Se você nasceu antes dos anos 90, certamente tem esse jingle impregnado em sua memória: "Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul".

Criado pela Norton Publicidade, o símbolo da galinha azul ganhou imensa popularidade nos anos 90. Eu lembro perfeitamente do mascote da campanha na cozinha da minha casa, aquela galinha de plástico em azul e branco - um sucesso incontestável para a época. Lembro ainda da bizarra "dança da galinha azul", um merchan no programa "Viva a Noite", apresentado por Gugu Liberato na emissora de Sílvio Santos.

Por um bom tempo, esse segmento não apresentava um grande diferencial de comunicação entre seus dois maiores concorrentes - Maggi e Knorr - inclusive os produtos eram muito parecidos. Por isso a sacada da Nestlé em procurar algo novo funcionou tão bem para os padrões da época. Simples, criativo e funcional, e a galinha nobre, de sangue azul é lembrada até hoje, quase duas décadas depois.

E como acontece com toda grande ideia, a campanha ganhou vida própria. No Carnaval de 1989, a marca criou até um bloco, com direito a trios elétricos exclusivos. Nem preciso dizer que além da celebreira, os resultados obtidos com a campanha proporcionaram a marca um aumento nas vendas e no índice de participação de mercado consideráveis.

6 comentários:

Anônimo disse...

de fato essa propaganda marcou epoca e ficou na historia.

Angelo - PE

kelly disse...

Oi, td bem?

Me chamo Kelly Sasso, estou terminando o curso de publicidade na Unirondon, e o meu tema de monografia é "A importância dos blogs publicitários na comunicação", por isso gostaria que você participasse da minha pesquisa qualitativa, pois no caso irei usar o seu blog como exemplo no meu trabalho. Como faço para enviar o questionário para você? Conto com a sua colaboração, caso se interesse meu e-mail para contato é kellysasso.gma@gmail.com

Rafael Sobreira disse...

Luciano teu blog é ótimo, ele é um exemplo de blog com conteúdo.

Victor disse...

Olá, meu nome é Victor. Esta conta nós ganhamos da DPZ, na época eu era atendimento da Norton e fizemos esta campanha baseada na idéia do diretor da Nestlé o Wilber. Foi bom relembrar os tempos de Gugu. Abs

Anônimo disse...

por que acabou a propaganda da maggi sobre a galinha azul?

Anônimo disse...

Porque é simbolo americano.


by Danilo Saga