sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Filme com publicitário: Fora de Rumo

Estou descobrindo uma coisa interessante ao catalogar todos esses filmes que citam publicitários e/ou marqueteiros. Muitos deles possuem elementos parecidos em seus respectivos roteiros, irei exemplificando esses casos no decorrer do texto.

Ontem a noite eu sentei no sofá da sala do meu apartamento para assistir ao 15º filme desta aprazível categoria, e para minha surpresa, o que vi foi muito além do que esperava ao conferir o trailer. Estou me referindo ao ótimo “Fora de Rumo”, uma produção com a sempre talentosa Jennifer Aniston no elenco. E ai vem a primeira similaridade com outro filme desta seção, em "Paixão de Ocasião", comentado aqui, onde Aniston faz o papel de uma publicitária em Nova Iorque.

“Fora de Rumo” é um daqueles suspenses que tiram o fôlego durante boa parte do filme – com o perdão do clichê, que nesse caso, é bem apropriado. Charles (Clive Owen) é um publicitário casado que vive em Chicago, tem um cargo de respeito em uma boa agência, mas está entediado com a rotina que o sufoca. Lucinda (Jennifer Aniston), uma mulher sensual que se apresenta como sendo consultora financeira de uma grande empresa, mas acaba revelando-se uma típica femme fatale. Casada e com uma filha, Lucinda provoca uma imensa transformação na vida de Charles.

Todos os dias o publicitário pega o trem pontualmente para ir ao trabalho, até a vez em que ele se atrasa e acaba conhecendo Lucinda. Daí em diante os dois começam uma amizade que termina na cama. Os encontros vão se sucedendo de maneira velada, até o dia em que um assaltante (interpretado por Vincent Cassel) invade o quarto de hotel onde eles estão. Sem entender o que está acontecendo, o casal se vê acuado em um jogo de chantagens e ao mesmo tempo tenta resguardar suas famílias.

Baseado no livro de James Siegel, o filme começa em uma penitenciária, e é lá que ele termina. A propósito, essa é mais uma coincidência com outro filme publicado aqui. “Pacto Quebrado”. Crime, investigação, estupro e um cliente que precisa de alguns lembretes. É um filme que mostra como as pessoas são vulneráveis ao envolvimento em um crime, seja no papel da vítima ou do assassino.

Elenco:
Clive Owen | Charles Schine
Vincent Cassel | Philippe LaRoche
Jennifer Aniston | Lucinda Harris
Addison Timlin | Amy Schine
Melissa George | Deanna Schine
RZA | Winston Boyko
Tom Conti | Elliot Firth
Rachel Blake | Susan Davis
Xzibit | Dexter
Denis O'Hare | Jerry
Georgiana Chapman | Candy
Giancarlo Esposito | Detetive Church
Sandra Bee | Condutora de trem

Título original: Derailed
Direção: Mikael Hafström
Gênero: Suspense
Origem: Estados Unidos
Ano: 2005
Duração: 108 minutos
Estúdio: Buena Vista
Trailer: clique aqui
Site: clique aqui

:: Nota do blogueiro: 9.7
Por quê? Li inúmeras críticas bem mal-educadas sobre o filme, principalmente sobre a direção, mas eu gostei muito da forma como ele prende o telespectador o tempo inteiro. E mesmo que esse não seja o critério que eu costumo adotar para avaliar a produção, não consegui pensar em uma nota menor que 9.7. Os arquétipos são insuportavelmente bem definidos, para sem bem sincero, muita coisa no filme agrada a quem procura um bom suspense.

2 comentários:

Regina Mendes - Redatora Publicitária disse...

Também adorei o filme. Pra mim a melhor mensagem foi: marido que trai, se f...
rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

eu ameiii este filme, nao consegui tirar os olhos da telinha... mto bom recomendo!! isso ai... homem q trai se F_ _ E!! hehehe.

Cristina