terça-feira, 2 de junho de 2009

Nada se cria | 94

Meus caros amigos, vejam bem esses próximos quatro comerciais, o primeiro é uma propaganda feita na Nova Zelândia em 1999. O segundo é o que a agência Shem´s fez no Marrocos oito anos depois. O terceiro foi feito na Índia em 2005 e o quarto é mais um trabalho da Shem´s em 2007. Então eu pergunto: essa Shem´s não deveria, no mínimo, dar uma boa explicação à comunidade internacional de publicitários?

Normalmente eu me atenho a julgar as peças dessa categoria dizendo se são cópias ou coincidências. Claro que algumas vezes é muito difícil de acreditar que aquelas peças quase idênticas não são clones umas das outras. Só é difícil entender como alguém que se mete a trabalhar com propaganda consegue abrir mão de seu maior patrimônio: o dom de criar. Esses caras mereciam uma CPI (Comissão de Propagandas Imitadas).



Instant Kiwi lottery game

Agência: Saatchi & Saatchi
País: Nova Zelândia
Ano: 1999



Bimo - Tagger Chocolate Bar

Agência: Shem’s
País: Marrocos
Ano: 2007


Perfetti Van Melle - Mentos

Agência: Ogilvy & Mather Mumbai
País: Índia
Ano: 2005



Bimo - Tagger Chocolate Bar

Agência: Shem’s
País: Marrocos
Ano: 2007

2 comentários:

Zariel disse...

E o primeiro comercial ainda é auqela piada mais velha que minha tataravó!
Parabésn pelo blog!

Deh disse...

Que agência desgraçada. hahaha