segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mais polêmico do que criativo | 24



Mais um anúncio que destaca-se pela polêmica, desta vez estou falando da marca italiana de sorvetes Antonio Federici. Na peça, os sofisticados sorvetes têm jovem casal atraente - o problema é que ele usa batina e ela veste hábito. Nem preciso dizer que a pose sensual não combina com os princípios da Igreja Católica e ofende quem acredita nela.

Sob os slogans “entregue-se à tentação” e “beijo tentação”, a polêmica campanha foi recusada pela revista gastronômica Delicius e denunciada a ASA - Advertising Standards Authority - órgão encarregado de determinar se um anúncio comete excessos na publicidade na Europa. O argumento não poderia ser mais óbvio: trata-se de uma “humilhação” às pessoas com vocação religiosa.

Segundo o The Guardian, Matt O'Connor, diretor de criação da Antonio Federici, disse que retratou uma “tentação implícita”, como a reação provocada pela linha de sorvetes. “O padre e a freira não se tocam. Nós não acreditamos que esta bela imagem possa ofender alguém, com exceção de uma minoria com aguda sensibilidade para estas questões religiosas”, disse.

Eu não sou a pessoa mais indicada para dar uma opinião nesse caso, e mesmo me contradizendo com o que já escrevi por aqui, achei que o anunciante exagerou dessa vez. De qualquer forma, se comitê da ASA considerar o anúncio uma violação do código de publicidade - por retratar a religião de forma inadequada e ‘sexual’ – o comercial será banido.

Fonte: Época NEGÓCIOS

4 comentários:

gutoooo disse...

Oliveiro Toscanni, aquele que fazia anúncios para a Benneton vivia tendo este tipo de problema. Acredito que a liberdade criativa tem lá seus excessos, mas convenhamos, hoje em dia é tão mundo cão que qualquer puritanismo beira a incoerência.

kArEn disse...

Eu, particularmente, não vejo como um insulto à igreja, mas sei que, do jeito que muitas pessoas são em relação à religião, essa não seria uma propaganda bem vista.
Logo, eu acho que eu não faria.

Naay Bäck. disse...

Vi Toscanni escrito neste anúncio hehehe;;;

Trabalhar o apelo sexual é uma atividade digamos que bastante interessante e ousada, porém deve se escolher muito bem os elementos.. Com tantos bafafás de padres pedófolos e de envolvimentos entre padre e freras, já não chega a mídia queimando a imagem santa, ainda me vem um sorvete para fazer isso...
É claro que a imagem é super interessante, picante e sexy, com o calor que pode estar envolvido nos corpos quem é que vai recusar um sorvetinho hem.. No entanto, digo sim que a imagem é uma onfença para a igreja e os devotos, pois tenho tios padres e tias freras que com certeza se ofenderiam com uma publicação dessas...

Mas a lógica do anúncio não deixa de ser boa...

rick disse...

Achei uma cópia do Oliviero : )