segunda-feira, 29 de junho de 2009

FCS cria anúncio de jornal com QR Code

Estava eu tomando meu café da manhã na padaria Viena e lendo meu jornal preferido - a Folha do Estado - quando me deparo com um QR Code estampado neste anúncio. Logo associei o anunciante à sempre talentosa FCS.

Eu já disse algumas vezes aqui nesse singelo sanatório que sou fã da FCS desde os tempos em que a agência se chamava Focus. Tudo começou em uma oficina de logotipos que tive com o Gustavo Vandoni - um dos donos - ainda na Faculdade de Comunicação. E de fato, trata-se de uma agência de vanguarda aqui em Cuiabá. O anúncio da concessionária Saga Ford reforça isso.

A mistura da mídia tradicional com uma tecnologia que ainda surpreende pelo seu avanço chama a atenção. Para quem ainda não entendeu o que está acontecendo eu explico: o código impresso encaminhava o leitor até um link onde era possível fazer o download do jingle "Só Na Saga".

Até a manhã desta segunda-feira, 48 horas após a veiculação, mais de 100 pessoas haviam copiado a música para o celular. Levando em conta que a criação do código é gratuita e a tecnologia ainda pouco popular no Brasil, a centena torna-se relevante.

:: QR Code

O QR Code é código de barras bidimensional que armazena informações. Ele é utilizado em aplicativos que reconhecem as informações após captura de imagens em câmeras de aparelhos celulares, para gerar ações como o acesso direto a sites. Esse software já é disponível nos mais populares celulares e smartphones do mercado.

Abaixo, uma demonstração de como o código é utilizado:


0 comentários: