sexta-feira, 8 de maio de 2009

Filme com publicitário: Por um fio

Como li em uma crítica por aí, esse é um típico filme que muitos não gostam. Para nós, publicitários, a história de 'Stu' Shepard (Colin Farrell) é bem mais atraente. Stu é um publicitário incrivelmente excêntrico, pouco confiável e mal-sucedido que trabalha na Meca do consumismo: Manhattan. Veja bem, quando eu digo consumismo, refiro-me a desejo, nunca necessidade – para alguns é a mesma coisa. Por inúmeras razões escolhi o filme “Por um fio”, do diretor Joel Schumacher, para se juntar à nossa galeria de filmes com publicitários, e como não poderia deixar de dizer, recomendo que assistam.

Ao atender um telefone público, o publicitário se vê em uma verdadeira armadilha: do outro lado da linha ele é avisado que levará um tiro caso desligue o telefone ou saia da cabine. E apesar do roteiro parecer simples demais, o filme tem conteúdo. Em muitas falas, os raciocínios dos personagens nos ajudam a entender as consequências de nossa profissão. Claro que você deve assistir ao filme com a mente aberta, só assim entenderá frases que parecem meros clichês. Confiança não faz parte do jogo, por exemplo.

Um trecho especialmente me chamou a atenção, e o transcrevo na sequência para mostrar como é visto um cara como Stu. “Eu nunca fiz nada pra ninguém que não fizesse nada por mim. Eu tenho um assistente ambicioso, e eu vivo prometendo que vou pagá-lo, mesmo assim ele só está comigo porque me admira. Não seja publicitário, você é bom demais para isso. / Eu minto pessoalmente e por telefone. Eu minto para os meus amigos e eu minto para os jornais e revistas que vendem minhas mentiras para outras pessoas. Eu sou apenas parte de um grande ciclo de mentiras – eu deveria ser um Presidente. / Eu só uso essa roupa italiana, mas por baixo eu me sinto sujo. Na verdade, eu acho que eu preciso dessas roupas e desse relógio tão falsificado quanto eu. Eu desprezo aquilo que eu mais deveria prezar, mas prezo essa merda.” Dentre várias outras classificações, o filme coloca os publicitários como sendo pessoas patéticas, que falam de si mesmo na 3ª pessoa. Um publicitário exemplar não consegue parar de mentir. Publicitários são pessoas que não perdem tempo com pessoas que não valem nada pra ele.

Rodado em apenas 12 dias no subúrbio de Los Angeles, “Por um fio” chegou a ser cotado a ter os atores Jim Carrey e Will Smith como protagonistas. Inicialmente, a previsão era que o filme chegasse aos cinemas estadunidenses em 15 de novembro de 2002, mas devido aos ataques de um franco-atirador em Washington, ocorridos na mesma época, a 20th Century Fox decidiu por adiar o lançamento do filme para 2003.

Elenco:
Colin Farrell | Stu Shepard
Kiefer Sutherland | Franco-atirador
Forest Whitaker | Capitão Ed Ramey
Radha Mitchell | Kelly Shepard
Katie Holmes | Pamela McFadden
Paula Jai Parker | Felicia
Arian Waring Ash | Corky
Tia Texada | Asia
John Enos III | Leon
Richard T. Cole | Sargento Cole
Keith Nobbs | Adam

Título original: Phone Booth
Direção: Joel Schumacher
Gênero: Suspense
Origem: Estados Unidos
Ano: 2002
Duração: 81 minutos
Estúdio: Fox 2000 Pictures | Zucker/Netter
Trailer: Clique aqui
Site: Clique aqui

:: Nota do blogueiro: 8.7
Por quê?
Faz pensar, ainda que a realidade de um publicitário de Nova Iorque seja bem diferente do que assistimos por aqui. O final também faz valer a pena pela boa metáfora: se um telefone toca, ele deve ser atendido. Concluindo, é um bom filme.

0 comentários: