segunda-feira, 9 de março de 2009

Propagandas que embalaram minha infância: Caminhões da Coca-Cola

É fato. O Papai Noel é vermelho por causa da Coca-Cola. Digamos que o mais sazonal e onipresente símbolo do Natal é, depois de Jesus Cristo, o bom velhinho com seus trajes rubros bebendo sua Coca. Tenho que destacar que trata-se de uma das mais eficientes campanhas de marketing da história. Você até pode acrescentar falando de oportunismo, mas é inegável que o efeito que a marca conseguiu associando seu produto a essa nobre data é algo sem precedentes na publicidade.

Criado em 1931 pelo ilustrador estadunidense Haddon Sundblom, o velhinho gordinho, simpático e com sua longa barba branca tornou-se um mito. De lá para cá, Natal sem Coca-Cola simplesmente não é Natal. E o que dizer dos caminhões da Coca-Cola nesse meio tempo?

É esse comercial que marcou não só a minha, mas a infância de muitos da minha geração. “…O natal vem vindo, vem vindo o Natal… ” Quantas cidades não pararam ao receber aqueles caminhões imitando o comercial abaixo? Muitos ainda associam a tal magia do Natal à esse filme que foi ao ar em meados dos anos 90. Ah sim, e é mesmo verdade! Antes da Coca o Papai Noel era azul.

5 comentários:

Cássia Luz disse...

Pois é. O natal na Gringolandia é frio, então era necessário lembrar a marca nessa época. E assim todos tomariam Coca-Cola super gelada no inverno.

Naay Bäck. disse...

Meeeee que emoçãoooo :D

Coca cola é o refrigerante da família :D

E os ursos então???

Beijoos

Sophia... disse...

Booooooooooooaa!!!

quemany disse...

Coca-cola e Papai Noel é um ícone do Natal, com certeza. Infelizmente, não posso falar o mesmo de Jesus Cristo. Ele, que deveria ser eternamente adorado nessa e em todas outras datas, não é o primeiro a ser lembrado no Natal. E faz tempo isso. Tanto que talvez a Coca-cola nem era nascida...

Leili disse...

Poxa vida! ESSE COMERCIAL AINDA ARRANCA LAGRIMAS DOS MEUS OLHOS, LEMBRO DE COISAS BOAS DESSA EPOCA E DE COISAS NADA BOAS TAMBEM, MAS A COCA COLA DEVERIA FAZER PUB QUE MEXAM TANTO COM PUBLICO COMO ANTES, VALEU O ARTIGO BONITO MESMO! AINDA CANTO SEMPRE ESSA MUSICA rsrs