segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais polêmico do que criativo | 20

Para quem passeia por esse blog a pouco tempo, talvez não tenha percebido que temos uma categoria de posts destinada a propagandas que foram rejeitadas e/ou hostilizadas. Me refiro aos anúncios “mais polêmicos do que criativos”. Mensalmente nas bancas, ou melhor, no blog, um novo comentário vem a tona por esse que vos digita.

O objetivo desse hábito de divulgar trabalhos polêmicos é mostrar que a publicidade é uma ferramenta poderosíssima – e quando usada para o mau, gera efeitos indigestos. O assunto é amplo e cabe muitos pontos de vista, eu sei, mas há também os casos em que a polêmica é proposital. Tomo muito cuidado para não cair nessas pegadinhas de vez em quando. Nem sempre consigo.

Há algum tempo o site www.no2id.net veiculou esse anúncio com o então Primeiro-Ministro da Inglaterra Tony Blair. A peça é uma referência às tatuagens numeradas que Hitler ordenou que fizessem nos judeus durante o Holocausto Nazista. No texto lê-se algo como: “Cartões de identificação funcionaram bem na Europa antigamente.”

Free Image Hosting

0 comentários: