segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Volkswagen: "Somos" nóis na fita



O Meio e Mensagem classificou como uma feliz coincidência, eu como uma certa falta de posicionamento. Mas a questão mais importante da nova campanha da Volkswagen é que ela já gerou um bom bochicho – apesar de não encher os olhos.

Criada pela sempre AlmapBBDO, a campanha apresenta dois filmes dirigidos por nada mais nada menos que Fernando Meirelles. "Pensamos no que significa a marca, que é tanto alemã quanto brasileira. Se o lado europeu remete à tecnologia e design, a parte brasileira lembra coragem e bom humor. E para unir tudo isso, nada melhor do que Meirelles. Fizemos o convite e tivemos a feliz resposta que ele conseguiria conciliar sua agenda", comenta Fernão Cosi, diretor de unidade de negócios Almap e responsável pela conta da montadora de automóveis.

Nesses primeiros filmes, a assinatura "Das Auto" soou com estranheza, traduzindo fica algo como "O Carro". É aquele velho apelo voltado exclusivamente para os atributos materiais do produto. Porém, apesar dos comerciais buscarem expressões e gírias brasileiras que - , na minha opinião - não ficaram necessariamente naturais, eles devolvem uma pertinente sensação de "pessoas que sabem fazer automóveis". Vale citar um dos diretores de de criação, Marcello Serpa, que trata-se de um especialista no assunto. Ainda que dessa vez, deixou um pouco a desejar no quesito empolgação.

3 comentários:

Prof. Revair disse...

Maravilhosa propaganda. Faz uma referência sutil às origens da montadora:"wagen" em alemão é carro,"volks" é povo. Para se falar do carro do povo nada melhor que usar a língua do povo;portanto "é nóis na fita". Enquanto os alemães falam de acordo com os manuais de concordância verbal, sempre europeus disciplinados e previsíveis, os brasileiros desobedecem os padrões e subvertem a gramática. Afinal, não existe pecado do lado de baixo do Equador.

Anônimo disse...

"DAS AUTO" ACREDITO TER SIDO UMA APOSTA MUITO PESSOAL DO CRIADOR...
PÉSSIMO....MUITO FRACO PARA UMA MARCA TÃO FORTE.....

Luciano Marino disse...

Aposta do criador?!?!?! Acho difícil esse tipo de coisa na propaganda alto nível. Mas eu tb achei o resultado ruim.
Abraço!