segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Propagandas que embalaram minha infância: Carnaval 95

Hoje é segunda-feira, - a famosa segunda-feira de Carnaval - e eu, assim como tradicionalmente faço em 95% dos carnavais que já vivi, prefiro qualquer coisa a cair na folia. Concordo que não é a atitude mais natural do mundo baseando-se no simples fato desse blogueiro ter nascido no Brasil, mas confesso que nesses últimos 27 eventos que presenciei, o máximo que tudo isso me rendeu foram as propagandas de prevenção do Ministério da Saúde. Um em especial me marcou, e a única coisa que me resta fazer nesse 23 de fevereiro de 2009 é postá-lo na categoria "Propagandas que embalaram minha infância."

O ano era 1995, a campanha "Quem ama se cuida" do Ministério da Saúde fazia parte de um esforço de comunicação do Governo Federal em informar e prevenir a população sobre a epidemia de AIDS no país. Desde meados dos anos 80, Ministério da Saúde veicula suas irreverentes, polêmicas e inigualáveis campanhas publicitárias.

Lembro-me bem que a letra ficou por muitos anos em minha memória - e faço questão de reproduzi-la aqui. Imagino que eu não seja o único que também considera essa a melhor campanha de carnaval que já vimos. Só lamento o fato de não descobrir a agência e produtora assinam o filme.



::Letra de Jamelão:
Desde os tempos mais remotos/ A camisinha sempre foi um bom programa/ Em Roma e no Antigo Egito/ Ninguém sabia o que levava para a cama/ Marco Antônio também usava/ E Cleópatra exigia e apoiava/ Na Idade Média foi igual/ Com doença a dar com pau/Ninguém se arriscava/ Daí veio o século vinte/ E a aids acabou com a brincadeira/ Todo mundo tem que ser esperto/ Por que ficar sem camisinha é dar bobeira/ Oi/ Bota a camisinha/ Bota pra valer/ E não dá chance pra esse tal de HIV.

P.S.: Neste link e neste outro, você encontra mais informações sobre todas as campanhas publicitárias do Ministério da Saúde desde os anos 80. Vale a pena conferir.

6 comentários:

Rosana Rocha disse...

Meu caro Luciano,
Você não é o único que está louco pra que esses dias de carnaval passem batidos...E olha que eu também sou brasileira...rs
Ótima a sua lembrança dessa campanha, eu já não me lembrava mais dela, em 1995 no auge dos meus 20 anos, eu estava atrás dos blocos de rua acompanhando um namorado, hoje em dia nem se eu amasse muito...rsrs...

Ah passa lá no meu : www.artigosdemkt.blogspot.com

Beijos da Rô...UOU \o/

bbruzzone disse...

caramba, obrigado, essa musica sempre ficou na minha cabeça e eu nunca a achei, mas sabia que com a magia da internete ela ia aparecer.

bbruzzone disse...

caramba, obrigado, essa musica sempre ficou na minha cabeça e eu nunca a achei, mas sabia que com a magia da internete ela ia aparecer.

Luciano Marino disse...

Rsss.. Na minha cabeça tb!

A MORTE SOBRE DUAS RODAS disse...

Amei demais poder ouvir esse tão entoado samba de Jamelão. Nunca esqueci da letra. Concordo com todos que julgam ser esse comercial o de melhor campanha do MS alusivos aos carnavais. Tinha eu então meus 22 anos. Sempre cantei ela por aí. Parabéns.
Vamos fazer um lobby virtual para que o MS possa no próximo carnaval retornar essa campanha, com o mesmo samba, com a mesma letra, com novas dançarinas e cleópatras gostosas e bonitas.

themelsan@gmail.com

Anônimo disse...

ola sou uruguaia, mas me criei vendo a globo y hoje em este dia tao especial da luta contra o hiv, lembrei muito dese comercial e procurei por todos lados, e agradeco vc ter compratido com noss. (desculpe o meu portugues, e bem mais facil falar do que escrever) um abrazo.
Tatiana