sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Eno - Almoço pesado

Veja você, quero aproveitar as peças dessa campanha da Eno para dissertar sobre um detalhe que chama minha atenção nas propagandas impressas. Então pergunto: Alguém poderia me dizer por que diabos a maioria dos bons anúncios vêm com a chamada em fonte minúscula? Não vale responder que é para valorizar a imagem, então pense comigo. É evidente que muitas campanhas ganham força na internet - são as já famosas redes, ou mídias sociais - como esse blog em que você se encontra, que toma a liberdade de publicar e opinar sobre trabalhos que tenham alguma relevância.

Vendo com mais calma os anúncios abaixo, repare como fica difícil ler na tela o que está escrito ao lado da assinatura da peça, ainda que eu tenha padronizado a largura dos anúncios em 570 pixels, maximizando assim o tamanho das peças exibidas. Mas há casos - até mesmo em grandes portais de propaganda - em que os anúncios ficam bem menores e consequentemente, ilegíveis.

Pensando nessas situações, me pergunto se os anúncios perderiam muito se as escritas fossem maiores? Imagino que está faltando essa pequena readequação no momento de finalizar a arte. A peça deve sim estar em harmonia com todos os elementos, mas também deve ser prática ao ganhar vida na internet. Já deixei de postar ótimos trabalhos por causa da total incapacidade de ler o que estava escrito nas letrinhas que amarravam a imagem ao texto. Fica o registro.

Já os prints abaixo, chamou a atenção pela forma simples de ver o grande benefício que um Eno faz quando um sanduíche cai como pedra no estômago. A criação é da agência Memac Ogilvy e Mather Dubai.

:: A propósito, no texto lê-se: Heavy lunch. | Almoço pesado.

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us

6 comentários:

Neto disse...

Realmente poderia haver uma readequação no anuncio mesmo... tirar o texto, por exemplo hehehehe pra mim só a imagem já diz tudo.

Bruno Mauro disse...

Concordo em relação ao tamanho da fonte. Acho que seria bem melhor se aumentasse em pelo menos 3 pts. Muio bom seu blog, cara; visito direto.

Só estou com um problema: não consigo maximizar as imagens. Entra num site, que não sei se tenho que me cadastrar.

Luciano Marino disse...

Bruno, hospedo as imagens do blog no ImageShack. 570 pixels é a largura máxima que o layout do blog comporta, por isso levantei a questão do tamanho da escrita nos anúncios.

Abs

Caio Costa disse...

O pior é que essa tendência em se privilegiar o "anúncio visual" está se tornando um padrão.

Infelizmente, os criativos estão esquecendo que texto e imagem formam uma dupla imbatível para vender.

Só imagino alguém folheando a revista onde o anúncio foi veiculado, parando por alguns segundos, admirar a imagem e continuar a leitura da revista sem perceber o conceito, só o visual bonito da peça.

Ana e Chico disse...

"Só imagino alguém folheando a revista onde o anúncio foi veiculado, parando por alguns segundos, admirar a imagem e continuar a leitura da revista sem perceber o conceito, só o visual bonito da peça." ... Concordo, Caio Costa!!!

CyberKimy disse...

É bem difícil perceber que é uma comida feita de pedra (pesada). À primeira vista parece apenas uma foto em preto e branco, não photoshopada para parecer pedra.