terça-feira, 23 de setembro de 2008

Marketing de relacionamento. Case Plaenge

Alguns podem se perguntar o que vale mais, conquistar novos clientes ou fidelizar os já conquistados. A melhor resposta ainda é: fidelize os atuais conquistando novos. E com esse foco, foi ministrada ontem a noite na UNIC (Universidade de Cuiabá) a palestra Marketing de Relacionamento, com Rogério Fabian Iwankiw - diretor regional do Grupo Plaenge em Cuiabá.

Tenho ciência que sou suspeito em citar a Plaenge (para quem não sabe, trabalho no marketing da empresa), mas como criei o hábito de comentar aqui no blog todos os eventos em que participo, este em especial não poderia ficar de fora.

Os alunos de propaganda e marketing presentes na palestra tiveram a oportunidade de ouvir detalhes de uma estratégia de relacionamento de extremo sucesso. A Plaenge é conhecida por tratar seus clientes com uma relação muito próxima, cheia de mimos e carinhos. Com isso, seu marketing tomou corpo tornando a marca um clichê de relacionamento direto. A Plaenge raramente anuncia em televisão ou rádio, em vez disso, opta por mídias menos convencionais, porém de extrema eficiência.

O tema tratado por Iwankiw ficou restrito ao relacionamento com o cliente, que é ilustrado na figura abaixo.

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Note-se que esse não é um formato convencional, que pode ser estudado em qualquer livro de Philip Kotler. Trata-se de uma fórmula que foi elaborada com o tempo, demonstrando profundo conhecimento de produto, demanda, pessoas, etc. O ciclo destaca os principais pontos que têm importância num processo de aquisição de um produto tão importante quanto um apartamento (vale lembrar que um apartamento está entre os bens mais valiosos que as pessoas compram durante a vida).

Em pouco mais de 1h20min de palestra, ficou claro o posicionamento da Plaenge, desde o cuidado com o prazo de entrega (a empresa jamais atrasou a entrega de seus mais de 120 empreendimentos) até os mínimos detalhes como prêmios aos clientes que indicam outras pessoas a comprarem um apartamento da marca.

No geral, a grande maioria gostou do que viu e saiu de lá com a sensação de ter conhecido de perto algumas idéias que raramente são transmitidas com tanto realismo nas universidades. Eu sou a prova viva disso.

4 comentários:

JV. disse...

Salve Luciano, Aqui é JV estou com um novo endereço de Blog, gostaria de saber se é possível uma parceria entre os nossos blogs? já adicionei o link do seu blog lá no:!

www.osurtocriativo.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Luciano,
legal vc ter publicado, ficou bom.
abs
alexandre f.

Anônimo disse...

Um achado, só assim posso definir esse Blog. Em passeios despretenciosos por blogs e páginas matogrossenses é raro encontrar algo que valha a pena ler e o seu Blog foi um achado valioso. Com dicas e percepções que obedecem a ótica de quem atua no mercado local e o principal com uma boa fundamentação teorica. Parabéns.

Isabela Castro disse...

Olá querido, adorei teu blog!

Neste link tem uma série de instituições que oferecem cursos de marketing de relacionamento, marketing pessoal e outros...

http://www.educaedu-brasil.com/marketing

Espero que minha contribuição seja bem vinda.

Beijinhos