segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Propagandas que embalaram minha infância: Guaraná Antárctica

Na minha opinião, esse é simplesmente o maior clássico da propaganda brasileira de todos os tempos. Quem até hoje não se lembra dos jingles do Guaraná Antárctica onde o produto era associado à pizza e à pipoca? Lembro-me perfeitamente do grande efeito que esses dois comerciais geraram nas pessoas, todos tinham a letra na ponta da língua - e como era gostoso interpretá-la. Quanto sucesso!

Eu já tive a oportunidade de assistir in loco esses dois filmes comentados pelo seu autor numa Semana Internacional de Criação Publicitária que participei há alguns anos em São Paulo. Nizan Guanaes, durante sua palestra, reproduziu alguns de seus comerciais mais memoráveis, e quando esses dois filmes foram exibidos, a platéia simplesmente levantou-se e aplaudiu por vários minutos ininterruptos.

Algum tempo depois acabei descobrindo que o real objetivo da campanha - veiculada em 1991 - era quebrar o discurso do guaraná Tai que a Coca-Cola tentava emplacar. Porém, fora todo o “share” de mercado mantido e ampliado, os comerciais criaram o hábito da degustação do produto associado à pizza e principalmente à pipoca. Nem preciso dizer que a campanha ganhou incontáveis prêmios na época.

Agência: DM9

Pizza com guaraná:


Pipoca com guaraná:

0 comentários: