domingo, 1 de junho de 2008

Sinal d& Arte

É com muito orgulho que, mais uma vez comento o trabalho de uma cara que merece toda minha admiração, meu amigo (o melhor, diga-se de passagem) Leandro Magalhães. E apesar de ainda lamentar sua recente mudança para a Bahia, fico indescritivelmente feliz com seu mais recente projeto no qual tive o privilégio de ver nascer, crescer e brilhar. E pode ter certeza, foi um verdadeiro privilégio.

Na sexta-feira passada tive a honra em participar do coquetel de lançamento de sua exposição fotográfica Sinal d& Arte, que aconteceu no SESC Arsenal, em Cuiabá. Inspirado nos detalhes do cotidiano de homens e mulheres que vivem sob semáforos fazendo malabarismos, a exposição traz fotografias feitas por Leandro sob uma ótica artística raramente percebida por quem depara-se diariamente com esse cenário. É uma forma crítica de se ver arte coetânea como ela realmente deveria ser vista. Genial.

O objetivo da exposição é provocar a leitura que a população faz sobre essa "classe". Porém, eu vou além e digo que um trabalho como esse, é a mais perfeita tradução do potencial de quem acredita no seu talento. O próprio Leandro é um exemplo clássico do que sempre propago por onde passo: Não é difícil ser criativo. E de fato não é. Pare e pense em quantas idéias você mata todos os dias antes mesmo que ela tenha uma mínima chance de crescer.

Sempre conversei com meus amigos sobre atitudes como essa, e já concluí com plena convicção de que você pode muito mais do que imagina, o problema só está no inerente pessimismo que nos é imposto. Temos a tendência de escassear antes de investir, pensar que não vai dar certo antes de imaginar o triunfo, é normal, mas não deveria ser. Por isso admiro muito atitudes como essa que o Leandro fez - ele tem essa mentalidade, de acreditar, por fé e confiar no seu talento. Lembro de um texto que escrevi aqui há algum tempo, e que tem muito a ver com essa forma de pensar.

Agora resta aos leitores deste blog que moram em Cuiabá, visitar essa interessantíssima exposição e refletir sobre esses verdadeiros artistas de rua que conseguem fazer arte durante o sinal vermelho do semáforo.

>>A exposição Sinal d& Arte fica em exibição de 30 de maio a 29 de junho no SESC Arsenal.

2 comentários:

Anônimo disse...

fui visitar a exposição e fiquei impressionada com a beleza das fotos e a tamanha realidade que as mesmas transmitem... ótimo trabalho... mto bem feito, parabéns.

marle-san@hotmail.com disse...

Fiz parte da exposição e percebi que o ato de criar, perceber os elementos inerentes a um tema vão muito além da imaginação socialmente e esteticamente aceitas e padronizadas. Num clik pode-se mostrar uma realidade não percebida no cotidiano, basta ter e ser sensível. Parabéns ao Leandro e para todos que conseguem criar algo.