segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nada se cria | 43

Acho que essa é primeira vez que eu cito um "Nada se cria" envolvendo sites - já comparei desde capas de Playboy, até mídias alternativas, mas site realmente é novidade. Sendo assim, pasmem ao ver a página do Renault Sandero na internet, uma cópia fiel do que foi publicado um anos antes no site do Fiat Punto.
.
Reparem que a semelhança não fica apenas na capa das páginas, ao clicar nos detalhes do carro, toda a forma como se apresentam também nos faz pensar: Seria mais uma chupadinha ou simplesmente uma baaaaaaita coincidência?
.
E aproveitando que estamos falando desse assunto por aqui, quero destacar uma opinião que li esses dias enquanto visita o blog do Caio Salim: "Supersimples.com.br". No texto "Criação ou imitação?", o autor comenta a dificuldade em se rotular o que é criação do que é uma imitação propriamente dita. "Pensando que temos milhões de sites na internet, campanhas publicitárias, animações, banners e uma infinidades de informações gráficas em todos os tipos de mídias, com certa facilidade aceitamos que 100% de criação se torna algo difícil de alcançar." Comenta Salim.
.
Ele ainda acrescenta, em seu post, que é óbvio que o know-how de cada profissional de arte junto ao seu feeling podem acarretar verdadeiros milagres. A necessidade de garimpar a internet, bons livros, e tentar acompanhar várias mídias se torna rotina dos bons profissionais. A criação é algo importante e tem que ser treinada e exercitada, pois a inércia da cópia limita, atrofia e incha fazendo o portfólio crescer em número e não em qualidade.
.
Fonte: Day-by-day e Supersimples

3 comentários:

Guto Amorim disse...

Só na primeira pagina do blog tem 3 desses...

É o fim da originalidade? rsrs

Abraço

___________________
gutos.blogspot.com

Anônimo disse...

Brillante blog, felicidades, compartir es conocer.
www.cintasdecassette.blogspot.com

Cris disse...

oi, quer que eu faça um jingle p/ seu Blog!?

bjo