segunda-feira, 10 de março de 2008

O mundo vai acordar diferente


Parece que virou moda aqui nesse blog falar de campanhas de automóveis, mas não consigo negar que são duas grandes paixões que tenho: os carros e a propaganda. Sendo assim, não poderia deixar de falar sobre o lançamento, talvez mais aguardado de 2008: o novo Corolla. Quem não gosta de carros, vale pensar na estratégia de comunicação da marca japonesa, mas quem gosta de carros e propaganda, vale pelo tesão da coisa.

Que fique claro que ainda estamos apenas no teaser. Mas pelo que vi, imagino que a campanha do novo sedan vai superar aquela gargalhada inesquecível do Brad Pitt ao dirigir o Corolla (veja aqui). E não tem como imaginar algo abaixo disso, já que o New Civic, seu principal concorrente veio com tudo, é uma unanimidade raramente vista nesse mercado. E tem ainda o Ford Fusion e Vectra que há um bom tempo ganharam a preferência de muitos simpatizantes do Corolla.

Ainda hoje pensei a respeito desse assunto enquanto almoçava. Qual é o papel da propaganda nesse caso? O Corolla é simplesmente o carro mais vendido no mundo – em toda a história. No Brasil, nem preciso falar sobre o que ele representa, é quase um mito. Daí toda essa hegemonia é testada com um Civic que veio muito a frente do seu tempo. Quando um case desse cai na mesa da agência, o desafio é fenomenal.

Outro ponto. O produto tem a obrigação de se superar, uma fórmula que deu muito certo precisa ser novamente colocada a prova, até onde a propaganda fará alguma diferença? Se o modelo não agradar, não tem teaser, vt de um, dois ou 20 minutos, test-drive ou merchandising que fará a inevitável comparação com o Civic colocar o lançamento no hall do esquecimento.

Eu sei que não é muito legal dizer isso, mas nesse caso específico, eu vejo qualquer esforço de comunicação como um mero coadjuvante.

É possível assistir ao teaser da campanha de lançamento do novo Corolla no site: http://www.novocorolla.com.br/
.
Na sequência, coloquei os filmes com os comerciais de lançamento de alguns concorrentes do Corolla.

Ford Fusion


Chevrolet Vectra

1 comentários:

Anônimo disse...

só comentar que este filme do Fusion não foi o de lançamento...foi o de sustentação, um ano depois.