sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mais polêmico do que criativo | 9

Pois bem, chegamos hoje a 300ª postagem em exatos dois anos de vida desse singelo sanatório. Mas não quero passar dessa simples lembrança para ir logo ao assunto de hoje: propaganda polêmica, que por sinal, fez sucesso por aqui no ano passado, é a já conhecida seção que carinhosamente chamamos de "Mais polêmico do que criativo".

E para os que ainda não conhecem, é onde discutimos peças e campanhas publicitárias que chamaram a atenção da mídia, mas não pela criatividade ou originalidade, e sim pelo efeito polêmico causado nas pessoas.

Um ponto sempre debatido por mim e os leitores é até onde isso é benéfico para a marca - têm sempre os que defendem a idéia que por mais ruído que uma ação de comunicação gere, ela traz benefícios a longo e médio prazo ao anunciante em questão.

Como sugere os filmes do canal Futura, você pode pensar muitas coisas, a única coisa que você não pode fazer é não pensar. Então, aí vai mais uma que saiu criando blá-blá-blá entre conservadores e liberais mundo a fora.

A grife italiana Armani anunciou no ano passado essa propaganda impressa para sua linha infantil, a Armani Junior. O anúncio trazia uma imagem de duas meninas bem maquiadas e trajando as roupas da coleção. Mas o grande problema é que os criativos da campanha não se atentaram a um ponto muito sério que ficou bem evidente no impresso: o turismo sexual de menores.

Nem preciso lembrar o representa a prostituição infantil na Europa, e francamente, usar um apelo tão próximo de toda essa rejeição é uma tremenda falta de conceito.

Até o respeitável jornal El País comentou o fato em seu diário on-line (clique aqui para ler a matéria), citando outras campanhas que causaram polêmica semelhante, como a Dolce&Cabana.

No Brasil, felizmente a moda ainda não pegou, mas não duvido nada que essa praga chegue por aqui num futuro não muito distante. Gosto sempre de frisar minha posição nesses casos, e como sempre digo, prefiro ficar do lado mais conservador da história.

Fonte: Novo Marketing

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá senhor Luciano

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo alto nivel do seu BLOG, muito antenado, com comentários e idéias extremamente pertinentes. Sou um profissional da area da comunicação, trabalho em SP. Admito que sou um internauta pouco aciduo no mundo dos blogs, não por falta de interesse mas sim por falta materias-blogs realmente interessantes para visitar e o seu é um dos poucos que vale a pena visitar acessar.

Grande abraço

Marcelo - Zeus Nat Comunicação.

gshinkadog disse...

Oi Biaaaaaallll
Vim visitar seu blog....naum disse q viria??!!!:)

Beijos viu???

Biala!!!

Tojagal disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Luciano Marino disse...

fala Biala, que bom q voltou!
espero vc sempre vc passeando por aki.
Bjo
Bial

Leonardo Araujo disse...

Olá, Luciano! Obrigado por citar a fonte no post.
Vou providenciar para cá um link no Novo Marketing.

Axé.