quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Mais polêmico do que criativo | 8

Dessa vez, a peça polêmica que me refiro é bem mais conhecida que o habitual. Já acompanhei em vários lugares as pessoas comentando sobre a questão da anorexia exposto pelo mito italiano Oliviero Toscani.
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Para quem não conhece, Toscani é uma lenda viva da publicidade. Conhecido mundialmente como fotografo que inventou campanhas publicitárias extremamente polêmicas para a marca italiana Benetton durante os anos noventa, Oliviero Toscani é muito questionado pela forma ímpar como coloca suas idéias. A maioria esmagadora de suas campanhas é institucional, normalmente composta apenas por uma fotografia chocante e o logo.
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Talvez, a sua campanha mais famosa seja aquela onde um homem com o vírus da AIDS é fotografado à beira da morte. Outras incluem alusões ao racismo (uma muito notável mostra três corações humanos quase idênticos com as palavras “branco”, “preto” e “amarelo” como legenda), a guerra e religião.
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É bem difícil opinar num trabalho desse cara, difícil porque talvez ele diga o que pensamos e queremos, mas que censuramos por centenas de razões. Outro ponto que vale ser colocado: Ele tem coerência. Algo muito raro em quase tudo o que parece com propaganda.
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Falando sobre a campanha em questão, ele disse a impressa que há muito tempo se ocupa do problema de anorexia. "Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Parece muito interessante que uma marca de roupa compreenda o fenômeno, tome consciência de seu papel e patrocine a campanha".

:: Clique na imagem para ver os anúncios (conteúdo impróprio para menores de 18 anos)

4 comentários:

Erly Miranda disse...

Essa recente obra de Toscani é simples e boa, ou seria simplesmente boa? Causa uma reação já esperada..'espanto'. Porém eu ainda prefiro as campanhas criativas, onde se 'cutuca' o intelecto do consumidor. Ou simplesmente bonita, como a campanha da Grendene produzida pela W/Brasil, onde se vê a Gisele Bündechen vestida de água. Criatividade pura.
Parabéns pelo blog.

hug

Helen disse...

Toscani sempre Toscani..

ele foi o cara de deu a cara a tapa, e mostrou a realidade sem a amquiagem da publicidade cheia de fantasia...

Juro q estava esperando algo dele sobre esse tema a algum tempo... sabia q ele não se calaria..

sumi mas apareço sempre q dá..
bju

Anônimo disse...

E ai Helen, eu já estava sentindo sua falta... esse blog não é a masma coisa sem você... Não suma, simplesmente não suma.
Bjs
Luciano Marino

Leandro magalhães disse...

Chocante. Essa é a idéia.
Me permita fazer um parênteses sobre o assunto mídia/beleza padrão.
Uma campanha diferente do que se vê normalmente é a Real Beleza Dove. É claro que o interesse deles era vender para as "gordinhas", mas gostei da maneira que eles valorizaram belezas diferentes: http://www.campanhapelarealbeleza.com.br