sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Logo Rio 2016

Foi lançado hoje o logo provisório da campanha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Basicamente, a idéia é "vender" mais uma vez as belezas naturais do Rio, e mais uma vez o Pão de Açúcar emprestou sua silhueta para compor o símbolo da "cidade aspirante".

Agora vamos a minha opinião, e novamente achei que poderia ter ficado melhor. Eu disse que poderia ter ficado melhor? Na verdade acho que poderia ter ficado muuuuuuito melhor. Isso está parecendo coisa de estagiário, com todo respeito aos estagiários, é claro. Mas esse "R" mal desenhado tentando representar o Pão de Açúcar ficou deprimente.
.
Agora o que eu achei mais ruim nisso tudo foi a defesa do degradé utilizado no logo. Segundo a agência que o criou, esse efeito representa o calor da cidade e o calor humano. Sinceramente, não vejo qualquer relação nisso com calor humano, é subjetivo demais.

E para finalizar, quero dizer que achei tão ruim que cheguei ao ponto de lembrar do logo criado para as Olímpiadas de Londres de 2012, que chegou a ser considerado um insulto à inteligência dos londrinos. Ou seja, comparando os dois logotipos posso dizer que esão ali, pau-a-pau.

9 comentários:

Thaiza Nacaxe disse...

Primeiro que eu não vi o pão de açúcar. Segundo que eu não entendi essa logo de Londres.

Ah não gostei de nada.....

Rafael Amaral disse...

Relaxa, é aspirante.

Luciano, te indiquei ao "The Power of Schmooze Award".

Abraços!

Na Caixola disse...

Completamente amador. Difícil de saber qual é pior. Até no meu primeiro período de faculdade, consegui fazer coisa muito melhor, e olha que eu não conhecia nem o que era Corel. Uma vez usei degrade e o professor quase me matou (ai aprendi que isso é terrível.rsrsrs)
Agora me explica como isso foi aprovado e aposto que o cara que fez essa coisa horrível vai ganhar uma grana boa.
Já o logo de Londres deve ter sido criada com um pouco de extase na mente, por isso não diz nada.

Um abraço,

Ícaro Vieira

Martins disse...

"O símbolo preliminar apresentado pela prefeitura foi desenhado por Rafael Alves de Lima, de Bauru, cidade no interior do estado de São Paulo, e tem como principal característica uma alusão o Pão-de-Açúcar, famoso cartão-postal da cidade.

Outras figuras estão inseridas na logomarca. O símbolo apresenta um nadador mergulhando no mar carioca, a letra "R" representa o seu corpo e o sol, sua cabeça."

Gente? este logo é fantástico!!! ele colocou tanta coisa, mas esqueceu do principal: os "arcos olímpicos"

Este é um ótimo exemplo que design também pode fazer mal a saúde...e a imagem do bom design!

veja matéria no terra:http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI1836487-EI1894,00.html

helen disse...

Fala ae....faz tempoq eu não apareço....férias, sabe como é...


enfim...desculpem-me os designers, mas tem coisa q só eles inventam pra explicar certas bizarrices q fizeram....

hauha
enfim

saudade desse canto
bju

Anônimo disse...

usar mais uma vez o pao de açucar é falta de imaginacao! eu sempre defendo que tudo o que é muito usado deve ser descartado. é como usar tuiuiú pro pantanal, viola de cocho pra cuiaba... lugar-comum! sao ícones que, se porventura tiverem que ser obrigatoriamente usados, que sejam fazendo-se uma bela releitura gráfica, o que definitivamente nao é o caso dessa logo. terrível!

marketrix disse...

Achei uma mistura de idéias malucas e, diga-se de passagem, batidas (pão de açúcar? que novidade!). Tomara que se deixar de ser aspirante criem algo decente. Decente é a palavra. E tenho dito! Rsrs

Sullivan disse...

Naum posso crer. Sinceramente nem to acreditando no que estou vendo. Isso foi horrivel. Eu tô falando é de você achar que um estagiário faria isso. rsrsrs Ô Jesus ajuda essa agência. Gente de Deus isso tah horrivel demais. Parece mais coisa de quem tah na segunda semana do curso de corel e receberá um certificado internacioanl de Designer. Isso esta me levando mais ao humor brasileiro do que ao sol... Acho que nesse dia tava nublado. flw!

Duarte Mendo disse...

Acho que deveria ter usado o Cristo Redentor que acredito ser mais "famoso" que o Pão de Açúcar.
Não sou Design mais gosto muito de logotipos inteligentes, por isso, é só uma singela opinião pessoal.
Um abraço a todos