terça-feira, 29 de maio de 2007

Vamos chutar o racismo pra fora do futebol



Eu não gostei nem um pouco desse bem produzido filme contra o racismo no futebol - o motivo é simples - desde quando eu formei minha opinião sobre esse delicado assunto, decidi que só não estaria sendo preconceituoso quando espontaneamente deixasse de prestar atenção no tom de pele de um amigo negro.

Voltando ao filme, a idéia que transmitiu me passou a impressão de uma imprópria rivalidade entre brancos e negros - um querendo ser melhor que o outro, ou que sua etnia é mais preponderante dentro das corriqueiras circunstâncias. Isso é uma enorme demonstração de ignorância em todos os níveis possíveis.

Acho que a idéia deveria ser que o atleta negro respeitasse o branco e vice-versa, e respeitasse acima de tudo suas diferenças. Não importa quem vence, quem perde, quem tem medo, quem tem coragem. A diferença no tom de pele nunca, jamais, em hipótese alguma deveria ser motivo de inclusão ou exclusão de qualquer espécie. A risada no final ficou irônica demais e pra ser bem sincero, me pareceu que os negros é que estão sendo preconceituosos. Vale lembrar que em alguns lugares, os brancos são estupidamente humilhados também.

Fico pensando qual é a real intenção de uma produção como essa. Será que é mesmo tentar chutar pra longe o racismo? Ou será que é tentar proteger o mais oprimido usando as mesmas técnicas do opressivo?

Colaboração: Leandro Magalhães

7 comentários:

Helen disse...

Olá mantenedor do meu hospicio favorito :)

esse lance de preconceito é extremamente delicado mesmo...
muitos são os brancos q não encostam em um negro no onibus (já vi muito disso) e muitos negros com preconceito contra brancos, e negros contra a própria raça....

achei muito extremista esse vídeo, mostrando o qto o ser humano ainda precisa evoluir muito como gente.


(a imagem dos bebês é do Toscani, certo???)

bjocas

Helen disse...

hauha
Ah, Luciano, sobre a loucura

semana passada organizamos na faculdade a "semana da publicidade"....

vc não tem noção do qto eu ouvi "essas coisas de louco, só podia ser do povo da publicidade"...(dos alunos dos outros cursos)


como se eles pudessem viver sem profissionais como nós...
bjocas

Biby Cletus disse...

Cool blog, i just randomly surfed in, but it sure was worth my time, will be back

Deep Regards from the other side of the Moon

Biby Cletus

Luciano Marino disse...

Isso mesmo Helen, a foto é do polêmico cara que acredita que a criatividade é subversiva demais para os padrões atuais da publicidade. Mas ele é sem dúvida alguma, um gênio.

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

VPN Services Reviews [url=http://vpnserviceratings.com]web page[/url]

acygkamttteg Dlnophuemenh