quinta-feira, 12 de abril de 2007

Barcelona e UNICEF, mais que uma parceira

Um clube que orgulha-se de jamais, em toda sua gloriosa história de 108 anos, ter estampado uma marca de patrocinador na camisa. Um clube que é bancado por mais de 100 mil sócios apaixonadíssimos pelas suas cores, história e tradição. Um dos pouquíssimos clubes que tem torcedores nos cinco continentes. Muito resumidamente, este é o Barcelona, e eu poderia ficar falando sobre curiosidades desse time por horas, mas prefiro compartilhar com vocês uma parceria que chamou a atenção do mundo.

No início dessa temporada 2006/2007, o presidente do clube, Joan Laporta, assinou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância - UNICEF. Nesse acordo, um dos pontos mais curiosos foi a inserção do logotipo do UNICEF num dos espaços publicitários mais cobiçados no milhonário mundo esportivo - a camisa do Barcelona. É como se o clube tivesse revertido toda a preservação do manto sagrado em prol de uma causa social importantíssima. Pra quem não sabe, todos no clube sempre falaram abertamente que nada pode "manchar" o manto sagrado.

O Barcelona alegou que tratava-se de um logotipo de prestigio e não uma marca publicitária. Eu lembro de uma frase marcante do presidente do clube na época: "Para nós, significa conquistar a Copa dos Campeões na escala social". Na verdade, sendo bem sincero, achei formidável a iniciativa, mas também não me iludi com isso. É apenas uma forma que o clube encontrou para fortalecer ainda mais a sua marca, vender mais camisetas e agariar mais sócios. O dinheiro investido pelo clube é descontado em seu imposto de renda.

A seguir, dois impressos e o filme da campanha.





5 comentários:

thales disse...

ideia simples mas de um conceito perfeito.

JOGOS SESC disse...

olá. tudo bom! Sinceramente palavras como manto sagrado é usado em quase toda equipe de futebol, é algo romanciado, clich~e até. e essa historia de não por nome de mepresa tb é balela, deve ser algo de teimosia ou orgunho, mas jamais podemos declaara como algo "digno" e "bonito" como sujar "manto sagrado" somos publicitarios, para um boçal qualquer isso faria sntido para nos de MKT, é balela. VIVEMOS NUM CAPITALISMO ONDE ESSE ROMANTISMO É FACHADA MEU AMIGO. abraço. tem coisas e açoes mais humanas e dignas q saõ feitas e não por um patrocinador , para mim, n é uma delas, é mais um certo fanatismo regional, algo assim, ou uma dissonancia cognitiva....nao vejo o mlan ou real madri, menos dignos, pr porem patrocinador, rsrs. aabraço. jian luzio . tb publicitario.

Anônimo disse...

Em 107 anos nunca aderiram ao capitalismo! Grande Barcelona!

Anônimo disse...

To indo comprar minha camiseta!
Nada a ver estes comentários.

Anônimo disse...

kkkkkk,,,até parece...e o simbolo da nike no peito direito, é o que?