quinta-feira, 29 de junho de 2006

Nada se cria, até em Cannes

Nesta último sábado 24.06 foi encerrado o fraco, porém sempre importante Festival Mundial de Cannes. Muitos falaram sobre uma queda de qualidade principalmente da propaganda brasileira no festival, e com uma certa razão óbvia - tivemos um desempenho bem abaixo do que era esperado pela esmagadora maioria.

Entre as pouquíssimas peças que conquistaram a estatueta felina, uma chamou atenção e vale a pena falarmos aqui. Mas infelizmente não abordaremos a criatividade do anúncio e sim a sua gigantesca “coincidência” com uma outra peça já existente. Refiro-me ao primeiro dos dois anúncios logo abaixo, criada pela agência Loducca para o Brilha Fácil, a peça conquistou o Leão de Bronze na categoria Press. Porém, uma outra agência de Minas Gerais, a SMP&B já tinha criado algo muito parecido com essa em 2004 para a Cera Ingleza, ganhando inclusive alguns prêmios internacionais.

Realmente é muito difícil saber se realmente houve plágio ou não, mas mesmo tratando-se de uma grande coincidência, tira-se todo o brilho da idéia.



0 comentários: