segunda-feira, 1 de maio de 2006

Guaraná, celulares, futebol e pesadelos

Hoje quero falar de uma campanha que está dando o que falar, é aquilo que podemos chamar claramente de "a polêmica da vez". Refiro-me a última propaganda do Guaraná Antárctica, estrelada pelo ex-jogador da Argentina Diego Maradona. Repare no outro vídeo também, com Ronaldinho Gaúcho para a Oi - idéias muito parecidas, muito mesmo, mas irei prender meus comentários apenas sobre a versão protagonizada pelo hermano argentino, até pela maior repercussão.

Especula-se que o Maradona recebeu um cachê de U$ 150 mil para vestir a amarelinha e cantar o nosso hino. Uma quantia até razoável, se deixarmos de lado toda a rivalidade, o lance da água batizada, e por ai vai...



Quero deixar minha opinião bem clara aqui, como publicitário digo que gostei muito da campanha, assim como a linha criativa que o Guaraná Antárctica vem desenvolvendo ultimamente. Falo isso, porque muitos criticaram os apelos usados para chamar a atenção à esses vídeos (agora me refiro também ao vídeo da Oi). Questão de patriotismo, falta de respeito e toda essa bobagem que para mim, não passam de uma completa falta de senso de humor.

A campanha é divertida, brinca com uma rivalidade que dura anos e às vesperas de uma copa do mundo, tem tudo pra acirrar ainda mais as paixões de brasileiros e argentinos. Bem diferente daquele lixo que a Visa insiste em veicular.

Agora quer saber minha opinião como brasileiro, fanático por futebol, consumidor de coca-cola e religiosamente desafeto de argentino? Bom, deixa pra lá.

Em entrevista em seu país, o ex-jogador argentino disse: "Somente em um comercial de televisão ou em um pesadelo para eu usar a camisa da seleção brasileira. Considero essa rivalidade entre o futebol da Argentina e do Brasil algo saudável, desde que não saia dos campos", brincou.

Criado pela Duda Propaganda, este vídeo já foi assistido por mais de 19 mil pessoas no site americano YouTube e já é considerado um dos comerciais mais comentados no mundo.

Clique aqui para assistir o vídeo da Oi estrelado por Ronaldingo.
Clique aqui para assistir o vídeo do Guaraná Antárctica estrelado por Maradona.

Fonte: Portal da Propaganda

“Pesadelo”
Agência: Duda Propaganda
Anunciante: AmBev
Criação: Mariângela Silvani
Direção de criação: Duda Mendonça, Ricardo Braga, Marcelo Kertesz e Fabio Victória
Atendimento: Lourdinha Mendes e Cláudia Kalim
RTVC: Eduardo Frehia, Cinthia Saito e Priscilla Melo
Produtora: Sentimental Filmes
Diretor: Maurício Guimarães e Luciano Zuffo
Fotografia: Ruda
Trilha: Friends
Finalização: Pix Post
Aprovação: Francisco Sá e Roberto Trinas

2 comentários:

Anônimo disse...

amo vc

Anônimo disse...

amo vc ----> Cris