domingo, 9 de abril de 2006

Amanco, a melhor em tubos e conexões Tigre

Foi lançada na semana retrasada pela DM9 a campanha de tubos e conexões da Amanco. Até ai tudo bem, uma empresa bem estruturada investindo em propaganda para reposicionar sua marca etc e tal... o problema é que do outro lado, existe nada mais nada menos que uma marca líder de mercado há anos, existe a Tigre.








O VT tem um tigre muito sem graça e um âncora falando que fica fácil para a concorrência chamar todo mundo de mico quando não tem um produto à altura. A campanha é completamente ofensiva, algo raramente visto no Brasil. Além de ser baseada na perigosa estratégia de comparação com a concorrência - e põe perigosa nisso, se considerarmos que há anos a Tigre tem imagem sólida no mercado e é sinônimo de qualidade.

Particularmente, e olha que sou fiel defensor de campanhas ofensivas, acho que a estratégia não foi feliz. Nem sei ainda o que a Tigre está preparando para retaliar isso, mas acredito que a Amanco tem muito mais a perder do que a ganhar colocando sua marca de frente com uma gigante em Top of Mind.

Digo isso porque trabalho o marketing de uma construtora, e ouço os clientes, ao receberem as chaves do seu apartamento falarem: "Vocês colocaram Tigre né?! Olhá lá, não quero pagar mico.

Não sei o que aconteceu, mas a propaganda saiu do ar - talvez eles perceberam que os anúncios estivessem de fato, fazendo um efeito contrário - porque depois de poucos dias, lançaram um novo vt com Carlinhos Brown em uma espécie de clipe, sem tigres, sem munição.

Definitivamente acho, com o perdão do trocadilho, que cutucaram o "Tigre" com vara curta. Vamos ver o que acontece.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

20 comentários:

Anônimo disse...

luciano fiquei encantada com essa sua opinião acho vc uma pessoa maravilhosa parabens... ah sim vc sabe q eu amo o que vc escreve vc é demais louco publicitario

Rosangela disse...

Parabens pela sua opinião sobre " amanco, a melhor em tubos e conexões Tigre"

Ana Paula Tomim disse...

A amanco tem uma verba de 31 milhões para investir em marketing esse ano, dos quais 21 milhões vai ser em mídia, a DM9DDB afirma que a campanha foi ofensiva sim , mas em nenhum momento diminuindo seu concorrente , apenas queria deixar claro que a "TIGRE "não está mais sozinha no mercado e que vai ter que se preocupar sim com a AMANCO...
matéria jornal MEIO E MENSAGEM N 1203 DO DIA 10 DE ABRIL . PG 18..

Anônimo disse...

A AMANCO APENAS FEZ UMA PROPAGANDA C UM TIGRE, MAS SE A CARAPUSA SERVIL P ELES!COMO DIZ O DITADO A GALINHA QUE CANTA PRIMEIRO E DONA DOS OVOS.

Anônimo disse...

meu amigo vc tem que ser mais informado, a AMANCO e uma empresa lider na america latina,e nao so no brasil.
desculpa viu!!!!

Anônimo disse...

Luciano, achei a sua interpretação equivocada porque, quem ofende primeiro é a Tigre dizendo que o resto é porcaria "Mico" e a AMANCO é líder na América Latina. Amanco está apenas se defendendo e mostrando que tem produto de qualidade e tecnologia e agora sim para brigar de igual pra igual.

Elizabety Mirannda disse...

Como consumidora, NUNCA MAIS USO TUBO e PRINCIPALMENTE CONEXÕES TIGRE. FOI O MAIOR MICO E PREJUÍZO DA MINHA VIDA. JÁ TIVE 3 BANHEIROS E UMA COZINHA TOTALMENTE NOVAS, QUEBRADAS VÁRIAS VEZES POR CONTA DAS CONEXÕES QUE RACHAM. RECLAMEI, MANDARAM UM TÉCNICO QUE LEVOU AS CONEXÕES E DESAPARECEU. A CAMPANHA É MUITO BOA, COMO PUBLICITÁRIA DIGO QUE FOI FEITA PARA GANHAR PRÊMIO. O PRODUTO É UMA DROGA

Elizabety Mirannda

Anônimo disse...

Meus amigo, gostei muito dos comentários, tanto da tigre como da amanco.

Sou advogado, e aprendi que devemos analisar o que está implicito nas palavras, e confesso, quando a tigre fala do MICO, não está diminuindo marca nenhuma, APENAS ESTÁ OFENDENDO O CONSUMIDOR PREOCUPADO EM POUPAR UM POUCO E NÃO PAGAR PELAS PROPAGANDAS, DISFARÇADAS EM PRODUTOS OU EM TIGRES.

Tigrão disse...

Passei a comprar os produtos da AMANCO e posso garantir que são de excelente qualidade.

Anônimo disse...

Mas a verdade que interessa a todos é: qual é a melhor nos quesitos, produtos e marketing?

Querer ser é facil, o dificil é ser!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Um bom dia há todos;Olha pessoal independente da marca tigre ou da amanco não faz diferença para mim são todos bons trabalho com construção há mais ou menos 15 anos não vejo diferença em nunhuma dessas marcas podem usar sem medo,gostei dessa briga sadia tem campo no mercado para os dois um abç há todos

tiago disse...

boa tarde a todos, bom louco naõ sim publicitario e muito bom mais tenho certeza que vc foi muito enfeliz pela a sua colocação.se hoje eu reprimo o mercado por sobra de espaço assim colocando todos os outros concorrentes não importa quem seja. Mais a tigre usou e usa um ponto de interrogação quem sera o mico se 90% so compra dela.

Anônimo disse...

AMANCO é empresa séria, ética e muito competente. Acredito no trabalho deles. Melhor relacionamento com seus gerentes e técnicos nao existe. Pode confiar na qualidade de seus produtos, EU GARANTO E RECOMENDO.Quem pagou o mico foi a TIGRE

Cláudio Ribeiro disse...

A Tigre com a estória de quem não usar seu produto vai pagar mico, e a Brastemp qcom sua propaganda muito semelhante indicando que se não for Brastemp o produto não é bom, detentoras grande volume de dinheiro em propaganda, convencem os ingênuos e desinformados. Produtos Tigre dão defeitos sim. Produtos Brastemp nem sempre sõa os melhores. Existem no mercado muitas outras empresesas sérias que tanto num ramo como no outro, têm produtos de ótima qualidade, com preços bem menores, por conta de não despender com publicidade.

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

bom, aqui onde eu moro existe o monopolio das lojas de materias de construções com a marca tigre e a vida dos consumidores está dificil,estou tentando comprar uma conexão p/ terminar uma bica e noa estou encontrando como ja comercei com "tigre " tenho que terninar c/ela,to precisando de 01 de 88 mm já rodei a cidade toda. eles são tão esperto que so fabricam bica c/88mm e os concorrente o de 75 mm já é pra força levar o da tigre

Jonathan Oster disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar o comentario do moderador e dono do blog, a campanha que a Amanco realizou foi sim ofensiva, a Tigre não usa um "tigre" como logomarca claro, mas sim uma pata, uma pegada, posteriormente a Amanco que prefiro não chamar de concorrencia, tentou usar do marketing negro para acertar a Tigre, como todos sabem a Tigre é uma empresa solida no mercado, que ja ganhou e ganha varios titulos, inclusive de respeito ao consumidor, força de vendas e claro qualidade em seus produtos, não é uma simples marca como a Amanco que ira amaeaçar uma empresa tão consolidada a anos.. e claro, eu faço parte da equipe da Tigre, por isso defendo a empresa, mais tenho uma visão de consumidor, e sei ver onde esta a qualidade verdadeira e não imitação barata..

ZEQUINHA disse...

MEUS CANOS DE IRRIGAÇAO AMANCO, COM 4 ANOS DE USO ESTAO TODOS COM AS PONTAS FEMEAS QUEBRADAS, E OS TIGRE ESTAO INTACTOS, ESTOU SUPER DECEPCIONADO, E TENDO QUE GASTAR , PARA RECUPERAR OS CANOS, AINDA RECOMENDO O FELINO!

Anônimo disse...

Isso s falar que o cano verde de agua quente da amanco eh um retocesso. Tem que usar uma especie de maçarico eletrico para fundir as emendas. se o sistema eh tao bom, porque nao eh usado para agua fria? O da tigre eh so colar! De um engeheiro químico casado com uma engenheira civil.

Rogério disse...

Bom Dia,

Acho as conexões para agua quente da amanco muito boa, mais nunca mais irei comprar para fazer a junção é preciso de uma maquina que aqueça o cano, estou com problema no meu apartamento, é um negocio muito simples mas tenho que pagar por não ter esse aparelho.
Nunca mais compro AMANCO e sem falar que o Site não funciona.
Rogério