segunda-feira, 27 de março de 2006

Propagandas antigas

Hoje eu não vou falar de nenhuma peça ou campanha publicitária, quero falar, ou melhor, indicar um lugar muito agradável para se visitar: http://www.propagandasantigas.blogger.com.br
Inclusive vou deixar o link em definitivo na barra à direita do blog – outros manicómios.

Trata-se de um blog totalmente voltado as eternas e saborosas propagandas antigas. Aquelas que muitos acham ridículas, bregas, etc, mas que vendiam como água. Concordo que naquela época – há cinco décadas atrás – a orientação do mercado era totalmente voltada para a produção. O gerentes de empresas concentravam-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.

Era muito simples, supuseram que os consumidores estavam interessados principalmente em disponibilidade dos produtos e preços baixos. Essa orientação fazia muito sentido em paises em desenvolvimento, como o Brasil, onde os consumidores estavam mais interessados em obter o produto do que em suas características, seus benefícios emocionais. Lembrando que também pode-se aplicar este conceito quando uma empresa deseja expandir o mercado.

Segue abaixo algumas peças que foi trabalhado em cima de conceitos completamente fora da realidade atual. Percebam como os textos eram muito mais explorados do que é feito hoje.
O anúncio da Tam Express é apenas para comparar a diferença gritante das propostas de cada época.

Fonte: http://www.propagandasantigas.blogger.com.br



2 comentários:

Anônimo disse...

lindo : ) Bjo Cris.

MarcosTeles.com disse...

Pô, o Constelation aparece naquele filme "O aviador".