quarta-feira, 29 de março de 2006

Mídia de banheiro

Há muito tempo podemos afirmar que mídia de banheiro é coisa séria. Que digam os anunciantes, por sinal cada vez mais satisfeitos com os resultados obtidos com esse conceito.

Hoje no Brasil, o segmento de mídia alternativa tem muito destaque graças a canadense New Ad - que inclusive promove um concurso para eleger as melhores peças deste gênero.
Criado por Daniel Poletti, da Fischer América, o anúncio da Panasonic logo abaixo foi o vencedor do 1º Concurso New Ad de Criação Publicitária para Banheiro na Categoria Profissionais.

Clique aqui para ver todas as peças premiadas.

De fato, não tem como negar que após a febre das mídias in door, as idas ao banheiro ficaram muito mais divertidas. Sempre abusando do bom humor, as campanhas atingem o público-alvo de maneira precisa, tirando proveito do estilo de comportamento adotado por muitos homens e mulheres no toalete. Através de miniboards, bigboards ou sampling boards estrategicamente instalados, os anúncios atingem o consumidor de forma eficaz, com índice de recall de até 93%.

Em Cuiabá, esse tipo de mídia já deu o ar da graça. Quem vende os espaços é a Neo Mídia – franqueada da WC Mídia – e vem aos poucos conquistando clientes dos mais variados ramos. A empresa já possui quadros em bares, restaurantes, pizzarias, academias, boates, salões de beleza, etc.Veja abaixo algumas peças já comercializadas pela Neo Mídia em Cuiabá e Várzea Grande.



Com precisão de 100% na segmentação por sexo, as campanhas têm mais liberdade de criação e são muito mais efetivas, atingindo os homens, por exemplo, ao fazer referência ao universo do futebol, das revistas masculinas, da paquera. Algumas vezes, o tema é inclusive colocado com uma certa dose de "machismo" e piadas "politicamente incorretas".

Eu apontaria como diferencias neste formato de mídia, aspectos como o preço relativamente baixo de veiculação, a atenção do consumidor na leitura da peça (por um tempo que vai de 30 segundos a 4 minutos) sem dispersão. Levando em consideração que não há há no local outras atrações que possam distraí-lo. E claro, outra grande vantagem é alto poder de segmentação do público-alvo.



Já que estamos falando nisso, um caso muito criativo também, foi a forma como a Jung von Matt usou essa mídia para falar da credibilidade do jornal alemão Bild. Foi colocado sobre o mictório espelhos inclinados de forma que o pessoa, ao fazer o “serviço”, pudesse ver com precisão o amigo lá de baixo.
A frase diz: Nada mais duro que a verdade.

Fontes:
WC Mídia
New Ad

6 comentários:

Lalo disse...

Muito boa a matéria Luciano. REalmente a mídia em banheiro ta dando o que falar!

Um abraço!

Erika Bicalho (BH) disse...

Olá! Essa é minha primeira visita ao blog e gostei bastante. Principalmente por este post, que foi o motivo da minha visita. Quanto ao assunto, mídia de banheiro tornou-se um veículo muito bem explorado pelos anunciantes e seu poder de segmentação 100% e os outros fatores que vc destacou muito bem no post fazem o diferencial desta mídia.
Meu projeto de graduação foi em torno da discussão das mídias alternativas amparadas pela mídia de banheiro. Vc citou que a mídia pegou e etc, porém, pelo menos em BH, ela ainda é pouco explorada, ou até mesmo, mau aproveitada. O bom é que a mídia favorece a graça dos anúncios, os trocadilhos, uma forma de prender a atenção do receptor. Gostei do blog e vou favoritá-lo para futuras visitas. Parabéns!

Dáthilla Almeida disse...

Olá!!! eis aqui mais uma futura publicitária, e que hoje estou atuando na área de mídia indoor,
to passando pra te deixar os meus parabéns, seu blog tá um máximo.
Continue trazendo novidades para nós.
abraços
Dáthilla Almeida.

Zeus Mídia disse...

Parabéns, gostei da sua matéria, isso enriquece cada dia mais a mídia indoor, esta excelente novidade que cada dia explode com mais força em todo nosso país.

Sempre é bom estarmos antenados nas novidades, acredito que mídia indoor, principalmente em banheiros tenha uma durabilidade no mercado publicitário por muitos anos, cada dia evoluindo e inovando.

Além de banheiros sabemos que a mídia indoor vem tomando novos formatos, aspectos, cores, sabores, modelos, enfim, vêm tomando novos métodos de explorar ambientes na sua íntegra (interno). Fará com que cada vez mais publicitários entendam mais seus consumidores finais.

Um Grande Abraço e Parabéns novamente!

Anônimo disse...

Ola, sou bruno dias e estou fazendo um trabalho sobre midias alternativas, gostaria de saber se voce poderia me informar qual seria o custo da midia banheiro?

Linda disse...

Olá, sou estudante de publicidade e estou fazendo um trablho sobre mídias de banheiro será que seria possível me dizer quanto em média se gasta com esse ripo de mídia?